Publicado em: 04 de novembro de 2020
Silêncio 

Para: quarta-feira, 4 de novembro de 2020
Texto: Lamentações 3.22-27  

O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do Senhor.” (Lm 3.26)

O dia sete de maio é o Dia Mundial do Silêncio. O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas dos males que a poluição sonora provoca, em diversos aspectos, resultando em queda da qualidade de vida das pessoas. Além de consequências físicas, o excesso de ruídos prejudica a concentração e eleva os níveis de estresse. Quando enfrentamos dias de quarentena em 2020 por causa do novo coronavírus e da Covid-19, o silêncio tornou-se regra em muitos lugares antes ruidosos: fábricas, lojas, shopping centers, estádios de futebol, praças, casas de show e até igrejas.  

Quando o profeta Jeremias escreveu as suas Lamentações, foi para chorar por Jerusalém, arrasada pelos inimigos e por isso em ruínas e em sofrimento, sem vida e com seus moradores sentados no chão, em silêncio” (Lm 2.10). Apesar de toda a destruição e miséria, Jeremias confiava no Senhor Deus: “O Senhor é bom para todos os que confiam nele” (Lm 3.25). E, em silêncio, esperava a sua ajuda pois sabia que seu amor e sua misericórdia se renovam todas as manhãs e que a fidelidade do Senhor não tem fim.  

Essa fidelidade foi provada em seu ponto máximo quando, na cruz, Jesus clamou, dizendo: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”, e houve silêncio da parte de Deus. O Pai silenciou e deixou seu Filho amado morrer por nós, para que nossos pecados sejam perdoados e tenhamos vida e salvação. 

Como Jeremias, sabemos que “o melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do Senhor” (Jr 3.26). Podemos hoje aguardar em silêncio a ajuda do Senhor, e ao mesmo tempo proclamar ao mundo que a cada manhã a sua salvação, no amor de Cristo, é oferecida a todas as pessoas! 

Oremos: Senhor Deus, nosso Pai celestial, obrigado porque podemos sempre ter esperança pois já nos deste o teu filho Jesus para morrer por nós e nos dar vida eterna. Ajuda-nos a sempre aguardar a tua ajuda com um coração sereno e com sabedoria. Em nome de Jesus. Amém.