Quero saber mais sobre Apocalipse capítulo 13.

APOCALIPSE 13
O estudo deste capítulo do Livro de Apocalipse, deve começar com uma referência a Apocalipse 12. O capítulo 12 fala do dragão. Dragão é o diabo. No último versículo deste capítulo diz que o dragão se põe de pé sobre a areia do mar. A areia do mar, neste caso, a praia, é uma estreita faixa compreendida entre o mar e a terra. E é precisamente do mar e da terra, entre os quais está o dragão, que surgem as duas bestas referidas no capítulo 13.
Por conseguinte, é preciso termos em mente que, em Apocalipse, o dragão sempre é o diabo, e as bestas são sempre outros poderes dos quais o dragão se serve, ou através de os quais o dragão age.
Analisemos as duas bestas:
1 – A BESTA DO MAR – Ap 13.1-10
Esta besta lembra Dn 7. Aí aparecem quatro bestas, das quais a quarta permanecerá até ao fim. Essas quatro bestas de Dn 7, seriam os seguintes poderes: 1 – da Babilônia; 2 – da Pérsia; 3 – da Alexandria, e 4 – de Roma. A besta de Apocalipse reúne as aparências das quatro bestas da profecia de Daniel. Isto quer dizer que ela reúne os poderes das quatro bestas descritas no Livro do profeta Daniel.
Essas características são:
10 chifres – Em Apocalipse, os chifres sempre são símbolos do poder terreno. Significa que esta besta tem poder na terra.
7 cabeças – Isto pode ser uma alusão aos sete montes sobre os quais a cidade de Roma foi construída. Ou, como dizem muitos, é uma alusão à falsidade da besta, pois o Nº 7 é o número simbólico da santidade de Deus. A besta quer fazer-se parecer com Deus.
Diademas – Os diademas indicam que a besta é investida de autoridade pelo dragão (cf. Ap 13.4).
Blasfêmias – As blasfêmias indicam a oposição a Deus. A besta se coloca em lugar de Deus exigindo ser adorada como se fosse o próprio Deus. Blasfêmia significa falar mal de Deus, e isto é mentir.
Parecida com leopardo – O leopardo é símbolo do império grego. O leopardo é rápido, veloz, conquistador, incansável.
Pés de urso – Os pés de urso representam o império persa, a sua força, a estabilidade e consolidação.
Boca de leão – A boca de leão representa a monarquia babilônica, os rugidos de blasfêmias, ameaças e matança.
Cabeça golpeada de morte, depois curada – Isto mostra que o poder da besta sucumbe, mas retorna novamente sob outra aparência. Os impérios antigos sucumbiram, mas em seu lugar apareceram outros: Babilônico, persa, nazismo, comunismo etc.)
Age 42 meses – Este é um tempo simbólico. Ele representa o período compreendido entre a Ascensão e a Segunda Vinda de Cristo.
Interpretação – A besta que vem do mar representa os poderes político/econômicos dos quais o diabo, que é o dragão, se serve, e através dos quais ele age, sem que esses poderes se dêem conta de que estão servindo ao diabo. Através desses poderes e instituições, o diabo se impõe no mundo, e a maior parte dos homens o serve, enquanto somente os que estão inscritos (os cristãos) no Livro da Vida do Cordeiro, que é Cristo, não são dominados.
2 – A BESTA DA TERRA – AP 13.11-18
Características:
Esta besta tem dois chifres, parecendo cordeiro. O Cordeiro em Apocalipse, é símbolo de Cristo. A besta da terra se faz parecer com Cristo.
Fala como o dragão – Embora a besta se pareça com Cristo, ela tem a mensagem ou a fala do diabo, porque obedece ao diabo.
Ela faz os homens adorarem a primeira besta – a do mar – e faz sinais (milagres). Ela confunde os homens com a sua aparência e os leva a adorar a primeira besta, a que tem poderes terrenos, em lugar de adorarem a Deus. Esta besta usa elementos religiosos para fazer a sua ação política ter a aparência religiosa.
A besta da terra é de caráter religioso, espiritual.
A marca 666:
Não há certeza sobre o que este número indica. Não são recomendáveis as tentativas de chegar ao nome da pessoa que o número possa representar, através de sistemas criptográficos (cálculo do valor das letras). Dependendo da língua (hebraico, grego, alemão, português, etc.), o valor de cada letra indicará nomes diferentes, que nada têm a ver com o assunto.
O que se sabe é que este é o número de homem. O homem foi criado no sexto dia. Mas, porque é 3 vezes 6 (666)? Talvez para reforçar a oposição à Trindade Divina. O número 666 indicaria a Trindade do mal: Dragão, besta do mar e besta da terra. Nos capítulos 17 e 18 de Apocalipse, há uma referência a esta besta, descrevendo-a como pior do que a outra, e que domina a outra.
Está claro que se trata de uma força espiritual falsa, um falso cristianismo. É o ANTICRISTO.
O mais provável é que não se trate de uma pessoa apenas, mas de todas as pessoas que constituem o poder, ou os poderes que negam, que combatem, que enganam, que falsificam a verdade do Evangelho através da história, servindo-se de aparência cristã. Estes poderes surgem de maneiras diferentes através dos séculos, desde a Ascensão de Cristo a sua Segunda Vinda, no dia do Juízo Final.

Paulo Kerte Jung, pastor