Quero conhecer mais sobre astrologia.

ESTUDO – ASTROLOGIA

1) História da Astrologia
A Astrologia é uma das superstições mais antigas e mais difundidas, encontrando-se há muito tempo entre os egípcios, hindus, chineses, etruscos, e especialmente entre os babilônicos, através dos quais chegou à Grécia no 4º século antes de Cristo, estendendo-se à Roma alguns séculos mais tarde. O nascimento da Astrologia deve estar ligado a sua impaciente curiosidade.

2) Origem da Astrologia
a) Origens Místicas: fala-se que um tal de Hermes, tenha dado fundamentação à Astrologia. Ele era um sábio que afirmou que tudo o que acontece no céu se repete na terra. Um famoso astrólogo disse que a Astrologia foi desenvolvida na Atlântida. Entretanto, esta cidade, citada nos escritos de Platão não passa de uma mera imaginação do autor. Ela nunca realmente existiu mas sempre é recorrida por seitas pseudocientíficas (científicas falsas). As tradições, e não os historiadores, afirmam que a Astrologia foi uma inspiração divina dos sábios da Atlântida.
b) Origens Históricas: a Astrologia teve início entre os caldeus, na Babilônia, onde teve boa aceitação no seu início, mas depois de algum tempo foi desprezada como sendo algo que não merecia confiança. Os babilônicos dividiam o Zodíaco, os signos do nosso horóscopo, em três seções que eram controladas por seus três principais deuses. Na Babilônia e na Assíria era empregada a Astrologia oficialmente pela classe sacerdotal. No livro Isaías 47.13, o profeta aponta a Astrologia como uma das causas da queda do império Babilônico. Os assírios entendiam que as divindades trasferiam aos astros poderes que exerciam influências benéficas e maléficas sobre o mundo. A adoração dos corpos celestiais era a religião de grupos de pastores de ovelhas dos caldeus. Assim os templos dos caldeus eram grandes observatórios dos astros. A teologia não era mais do que um ramo da Astrologia.

c) Principais Ensinos
· Por atribuir aos astros a responsabilidade pelo destino das pessoas, a Astrologia tira toda responsabilidade de culpa, o que alivia a consciência das pessoas.
· Alguns astrólogos cultuam o sol.
· A Astrologia tradicional insiste que certas ervas e plantas recebem certas influências dos planetas. Da mesma forma os órgãos do corpo e as doenças são influenciadas por planetas específicos.
· Os astrólogos afirmam ter a capacidade de prever a maneira do desenvolvimento do caráter do humano, bem como a morte e a causa da morte de uma pessoa. O surgimento do horóscopo tem base neste ensinamento.

d) Ensinamento Bíblico
· “Não se achará entre ti nem advinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor” (Dt 18.10,12).
· “Não deis ouvidos aos vossos profetas e aos vossos advinhos, aos vossos sonhadores, aos vossos agoureiros e ao vossos encantadores” (Jr 27.9).
· “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto” (Mt 4.10).
· “Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!” (Jr 17.5).

Julian Carlos Ditchum, pastor.