Eu entendi,qDeus perdoa ,mas Também castiga até a 3°geração; o que parece injusto,pagar pelos pecados dos outros. Certo ou errado?

O texto citado é o de Êxodo 20.5,6 que diz: “Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque eu, o SENHOR, seu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.” (NAA)

“Pagar pelos pecados dos outros” é uma frase bem interessante. Nossa compreensão é que o texto não diz isso. Deus continua sendo justo quando os filhos continuam no pecado dos pais. Caso os filhos se convertam do mau caminho, serão perdoados. Veja essa citação na Bíblia de Estudo da Reforma, da Sociedade Bíblica do Brasil, sobre o texto de Êxodo: “O pecado, que é herdado (Sl 51.5), corrompe e afeta famílias. Considere como os filhos frequentemente repetem os pecados dos pais e depois sofrem as consequências. Nosso relacionamento com Deus é individual e corporativo. Entretanto, observe duas coisas: Deus descreve sua misericórdia aqui como sendo muito maior do que a sua ira. Cada pessoa será julgada por Deus com base no seu próprio relacionamento com ele (confira Dt 24.16). Lutero disse: “Embora a lei não justifique, é, contudo, extremamente útil e necessária. Primeiro ela serve para refrear os homens carnais e grosseiros no âmbito civil. Depois ela desvenda ao homem o conhecimento de si mesmo, de que é pecador e, portanto, réu da morte e merecedor da ira eterna. Mas para que servem essa humilhação, esse esmagamento e essa trituração com esse martelo? Servem para que a graça possa ter acesso a nós. Assim, pois, a lei é uma servente que nos prepara para a graça”.

Não, Deus não é injusto. Veja, a vontade de Deus é que todos sejam salvos (1Timóteo 2.4). Assim, mesmo que aos nossos olhos a justiça divina pareça injusta, o propósito de Deus é amoroso, gracioso. Afinal, sempre seremos culpados, condenáveis aos olhos da justiça divina. Somos pecadores. Por isso ele enviou Jesus Cristo. Em Cristo, na cruz, os nossos pecados (de milhares de gerações, desde Adão e Eva) estavam sendo expiados, pagos. E o texto de Êxodo deixa ainda mais claro que Deus muito mais prazer do que em punir. Por isso, “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1João 1.9).