A mulher cristã pode usar calça?

A MULHER CRISTÃ PODE USAR CALÇA COMPRIDA?

A proibição do uso de calça comprida por mulheres cristãs, feita por algumas igrejas, baseia-se no nas palavras escritas no Livro de Deuteronômio, capítulo 22, versículo 5, onde diz: “A mulher não usará roupa de homem, nem o homem veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao Senhor seu Deus.”
O que é roupa de homem? O que é roupa peculiar à mulher? Calça comprida e vestido (saia), respectivamente? A Bíblia não diz isto. Quem estabeleceu isto foi a sociedade moderna, assim como a sociedade antiga, estabeleceu outros tipos de roupas para cada sexo. E os cristãos aceitaram estas determinações. Se, pois, os cristãos aceitaram esta determinação feita pela sociedade, porque não podem aceitar a determinação que a mesma sociedade fez no sentido de que mulheres usassem calças compridas?
Seria porque a calça comprida é indecente para mulheres? Vestidos, saias e blusas também podem se indecentes. Neste caso, o que deve ser evitado, é a indecência, ou o escândalo no uso de roupas (vestidos, ou calças compridas), e não o tipo de roupa, porquanto a Bíblia não diz qual seja a roupa própria de homem e qual seja a roupa peculiar à mulher. Basta analisar a história, e veremos como a maneira de se vestir, muitas vezes, foi modificada e as cristãos sempre acompanharam as modificações decentes feitas no curso da história.
Quem entende que o uso de calça comprida, pela mulher, seja proibida na Bíblia por ser roupa de homem, deve então ir até às últimas conseqüências, e exigir o uso da roupa igual à que era usada no tempo em que foi escrito Deuteronômio 22.5.
Mais uma consideração é importante fazer aqui. Entendemos como perigoso e nocivo à vida espiritual, leis como estas que exigem dos crentes atitudes exteriores, porque, por trás da promulgação de tais leis, e no espírito de quem as cumpre, está sempre presente a intenção de se justificar a pessoa por meio de obras. Quando se exclui do convívio cristão a mulher que usa calça comprida, pode-se estar admitindo que a virtude cristã está no cabelo comprido e no uso do véu.
Nós sabemos, e nisso nos confortamos, que nós somos justificados diante de Deus somente pela fé em Cristo, de graça, e nesta fé, produziremos frutos que, entre outras coisas, consistem em moderação no vestir-se.

Paulo Kerte Jung, pastor