Referência: 2 Coríntios 6.1-10
Versículo: “Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo.” (2Co 6.2)
No mês de setembro de 2023, o estado do Rio Grande do Sul foi atingido por fortes chuvas. Na ocasião, muitas pessoas ficaram desalojadas e também um grande número de pessoas perdeu a vida. Nos noticiários da época o que vimos e ouvimos eram pedidos de socorro.
Além do cenário de destruição e tristeza, vimos uma bonita mobilização da sociedade para ajudar os atingidos pelas cheias. Foram recebidas doações de roupas, colchões, móveis, brinquedos, além de comida e água. Muitas igrejas atuaram levando a Palavra de Deus.
Infelizmente, não percebemos nossa fragilidade até que sejamos atingidos por uma catástrofe, uma doença, uma separação, um luto. O mesmo acontece no campo espiritual. É necessário reconhecer a nossa fragilidade diante da grande catástrofe que é o pecado, uma vez que, se não recebermos ajuda, morreremos.
É muito bonita a história do homem que foi crucificado ao lado de Jesus. Foi necessária a dor da cruz para esse homem perceber o quanto era fraco e dependente de Deus. Diante da morte certa, no momento de maior dor e fraqueza, ele clamou a Jesus: “Jesus, lembre de mim quando o senhor vier como Rei” (Lc 23.42). Esse foi o momento da salvação para aquele homem. Jesus respondeu seu clamor, dizendo: “Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso” (Lc 23.43). Naquele momento houve perdão.
Você não precisa ser vítima da catástrofe do pecado, porque “hoje é o dia de ser salvo” (2Co 6.2).
Oremos: Bondoso Deus, reconheço que sou pecador e preciso da tua graciosa ajuda. Mostra-me a tua bondade e amor. Perdoa-me por meio de Cristo. Em nome de quem eu oro. Amém.