Publicado em: 10 de fevereiro de 2026
Cristo, sabedoria de Deus

Para: terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Texto: Daniel 1

“Todas as vezes que o rei fazia perguntas, descobria que os quatro eram dez vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos de toda a Babilônia.” (Dn 1.20)

“Sei que nada sei”, famosa frase de Sócrates, reflete a condição humana, possuidora de uma sabedoria limitada. O primeiro passo para vencer a ignorância é reconhecer a própria limitação e buscar a sabedoria.

Nabucodonosor reuniu jovens sábios para auxiliá-lo nas suas decisões.  Entre os escolhidos, havia quatro israelitas que testemunhavam sobre a fidelidade de Deus. Eles foram abençoados e se destacaram dentre os demais. “Todas as vezes que o rei fazia perguntas a respeito de qualquer assunto que exigisse inteligência ou conhecimento, descobria que os quatro eram dez vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos de toda a Babilônia” (Dn 1.20).

O teólogo Martinho Lutero diz que Deus nos deu “razão e todos os sentidos” que nos orientam na vida terrena. E para as questões espirituais, temos a Palavra de Deus. Usando a razão, amparada na revelação e na fidelidade de Deus, os quatro israelitas se abstiveram da comida que era oferecida a eles. Assim, deram testemunho de sua fé e confiança em Deus. Por conta própria, não fariam isso. Só o fizeram por causa da sabedoria que Deus lhes deu.

Você busca conhecimento e sabedoria? Hoje temos a Bíblia que revela a Palavra Encarnada, Jesus, poder e sabedoria de Deus. “Para aqueles que Deus tem chamado, tanto judeus como não judeus, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus” (1Co 1.24). Em Cristo, você tem a sabedoria que vem de Deus, que orienta a razão a tomar as melhores decisões nesta vida, e temos Jesus, a sabedoria para a salvação.

Oremos: Deus de amor, como é bom saber que Jesus é sabedoria para nossa salvação. Amém.