Publicado em: 03 de fevereiro de 2026
Não seja confundido!

Para: terça-feira, 03 de fevereiro de 2026

Texto: Judas 1-4

“Que vocês tenham mais e mais a misericórdia, a paz e o amor de Deus!” (Jd 2)

Alguma vez você já se confundiu trocando o nome de uma pessoa? E quando duas pessoas possuem o mesmo nome? Veja um exemplo: na Bíblia há uma carta escrita por Judas, que muitos pensam ser o mesmo Judas que traiu Jesus. Mas não é o caso, o Judas autor da carta é outro apóstolo.

Em seu escrito, Judas combate uma confusão ainda maior. Ele alerta os amigos do povo de Deus para que não se deixem enganar por pessoas que rejeitaram Jesus e se infiltraram entre os cristãos com o objetivo de causar confusão na mensagem da graça de Deus. Nessa confusão, muitos viam uma desculpa para ter uma vida imoral.

Confusão parecida com essa também pode acontecer conosco. Para evitar sermos confundidos, é importante ler e examinar as Escrituras Sagradas, “as quais podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver” (2Tm 3.15-16).

As Escrituras ensinam que Jesus veio ao mundo para trazer a luz de Deus que termina com a confusão e as trevas. Ele enfrentou o caos e a desordem de nossos pecados para nos dar vida verdadeira. As Escrituras também nos orientam a viver uma vida junto com Jesus. Sem criar confusão, Jesus deixa isso claro por meio da afirmação de Judas, dizendo: “Que vocês tenham mais e mais a misericórdia, a paz e o amor de Deus!” (Jd 2). O misericordioso Jesus oferece perdão para as confusões da nossa vida e nos dá a certeza do seu amor incondicional por nós.

Oremos: Amoroso Deus, por amor de Jesus, perdoa os meus pecados. Que a tua Palavra fortaleça a minha fé em Jesus e a certeza de tuas promessas. Em nome dele. Amém.