Para: quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
Texto: Salmo 80.1-7
“Mostra-nos a tua misericórdia, e seremos salvos.” (Sl 80.7)
Você já se encontrou em uma situação de desespero? Em um momento em que tudo parecia não dar certo? O povo de Israel vivia como escravo em uma terra distante. O povo sempre se orgulhava de ter sido escolhido por Deus. Orgulhava-se de sua descendência de Abraão, dos grandes feitos do rei Davi, do rei Salomão, de conhecer a vontade de Deus nos textos bíblicos do Antigo Testamento. Mas agora vivia longe de casa, como escravo, sem poder adorar a seu Deus assim como estava acostumado. Em meio à humilhação em que vivia, o povo clama para que Deus o escute, que afaste sua ira e que permita que prospere de novo e tenha sua vida de volta. O povo recorre à misericórdia de Deus, como diz o Salmo: “Mostra-nos a tua misericórdia, e seremos salvos” (Sl 80.7).
Recorrer à misericórdia de Deus é pedir perdão pelos erros cometidos e pedir que Deus mude a situação de dificuldade que se está vivendo. Ou seja, o povo pedia que fosse libertado da escravidão, pois reconhecia seu pecado e sua culpa pela situação que vivia.
Assim nós também devemos proceder. Em meio ao desespero e dificuldades, sempre reconhecer a nossa parte da culpa pelos problemas que vivemos e também buscar em Deus misericórdia para que ele mude nossa situação. Tenha certeza de que Deus faz isso sempre que você recorre a ele. Deus fez isso com toda a humanidade quando enviou seu Filho Jesus para nascer no primeiro Natal em Belém.
Assim como Deus resolveu o maior problema do mundo que é a salvação de todos nós, como lembramos no Natal, Deus também pode e quer resolver os outros problemas que nós enfrentamos.
Oremos: Querido Deus, obrigado por teres resolvido meu maior problema que é a minha salvação e isso foi feito pelo Salvador Jesus quando veio ao mundo. Ajuda-me em todos os meus problemas e dificuldades. Amém.