Publicado em: 29 de novembro de 2025
Pescando gente

Para: sábado, 29 de novembro de 2025

Texto: Mateus 4.18-19 (S. André)

“Jesus lhes disse: — Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.” (Mt 4.19)

No Evangelho de Mateus, capítulo 4, é relatado que Jesus começa seu trabalho na Galileia anunciando a mensagem para que as pessoas se arrependam dos seus pecados. Em seguida, Jesus chama pescadores para auxiliá-lo nesse projeto divino.

É interessante o jeito como Jesus faz esse chamado, dizendo: “Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente” (Mt 4.19). Eles largaram as redes de pesca e foram com Jesus. É importante notar que primeiro os pescadores foram pescados por Jesus e, depois, foram chamados para pescar gente, tornando-se colaboradores dele.

Esses pescadores sabiam pescar peixes. Mas como se pesca gente? Eles não sabiam, porém o mestre Jesus disse que iria ensinar aos seus discípulos. Então, durante três anos, os alunos aprenderam a pescar pessoas observando as aulas teóricas e práticas ensinadas pelo professor Jesus.

Os discípulos aprenderam que a rede da Palavra de Deus precisa ser lançada. Às vezes, a rede volta vazia. Mas isso não deve desanimar o pescador de gente, que volta a lançar a rede do evangelho de Cristo. E quando a rede é recolhida com um pecador que se arrepende dos pecados e crê em Cristo, a alegria é imensa, como numa pescaria.

A rede da Palavra de Deus continua sendo lançada e quer envolver as pessoas com o amor de Jesus, perdoando culpados, salvando condenados e estando presente na vida daqueles que estão na sua rede.

Quando alguém é pescado por Jesus, logo ele também se torna um pescador de gente. Jesus também o chama para ser seu colaborador na missão de lançar as redes do evangelho da salvação. E essa dinâmica só termina quando Cristo voltar no último dia. Enquanto aguardamos, continuemos lançando a rede da Palavra de Deus para pescar gente.

Oremos: Deus, obrigado pela tua Palavra que toca vidas e dá fé em Cristo. Capacita-nos para anunciar o evangelho de Cristo. Por Jesus. Amém.