Para: terça-feira, 25 de novembro de 2025
Texto: 1Tessalonicenses 3.9-13
“Que o Senhor faça com que cresça cada vez mais o amor que vocês têm uns pelos outros e por todas as pessoas, e que esse amor se torne igual ao nosso amor por vocês!” (1Ts 3.12)
Imagine uma cidade em que os motoristas não costumam parar para as pessoas atravessarem pela faixa de pedestres. Não é difícil imaginar! Agora, imagine um motorista dessa cidade confrontado por causa de seu comportamento. Ele provavelmente diria: “Mas ninguém para na faixa!” Isso não mudaria em nada o fato de que ele tem o dever de parar.
Note bem: ele tem o dever de parar para o pedestre passar, não importando quem ocupa o lugar de pedestre. O motorista não pode escolher quem merece ou não. Ele só deve parar. E deve fazer isso, mesmo que muitos não o façam.
Assim também, nós devemos amar, mesmo que muitos não amem. E devemos amar o próximo, independente de quem ocupe o lugar de próximo. Não nos cabe decidir amar um e não amar outro. Só devemos amar. Não é uma lei nacional que o diz, mas a Palavra de Deus.
Então, alguém pode querer lamentar: “Mas é difícil amar!” E é difícil mesmo! Porém, diante da dificuldade, só lamentar não ajuda muito. O dever permanece por mais que se proteste. Então, Paulo nos ensina uma atitude muito mais proveitosa: clamar pelo auxílio de Deus. Ele pede: “Que o Senhor faça com que cresça cada vez mais o amor que vocês têm uns pelos outros e por todas as pessoas, e que esse amor se torne igual ao nosso amor por vocês!” (1Ts 3.12).
É claro que Deus quer nos conceder isso que agora pedimos. O amor procede de Deus. Foi por amor que seu Filho morreu por nós na cruz para nos salvar e nos fazer seu povo. É por amor, também, que ele quer nos conduzir a essa vida cheia de sentido e de verdade, pois “desse modo Deus dará força ao coração de vocês, e vocês serão completamente dedicados a ele e estarão sem culpa na presença do nosso Deus e Pai” (1Ts 3.13).
Oremos: Amado Senhor, sei que preciso amar até mesmo os inimigos. Sei que ódio e indiferença não combinam com vida cristã. Mas como tem sido difícil! Perdoa minhas falhas. Amém.