Para: sábado, 22 de novembro de 2025
Texto: Marcos 10.17-22
“Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?” (Mc 10.17)
Se você nunca viu, já deve ter ouvido falar do youtube. É aquele site da internet que traz vídeos de temas diversos. Há muitos vídeos que ensinam a fazer tarefas como consertar uma fechadura, por exemplo. Assim, temos a impressão de que, em tempos de youtube e internet, não há praticamente nada que não consigamos aprender a fazer sozinhos.
No texto do Evangelho de Marcos, no capítulo 10, lemos sobre um jovem rico que desejava aprender algo mais complexo. Ele foi até Jesus e perguntou: “O que devo fazer para conseguir a vida eterna?” (Mc 10.17). Eis uma pergunta para a qual todos nós desejamos ter a resposta, afinal, a morte nos assombra e nos causa temor. De modo geral, independentemente de filosofias, ideologias ou religiões, todos desejam alcançar a vida eterna.
Acostumado a ter tudo o que deseja, o jovem rico parecia pensar que poderia conseguir tudo o que quisesse em um estalar de dedos. Mas diante dessa pergunta, ele recebeu de Jesus um desafio inesperado. O jovem rico ouviu que precisava dar tudo o que tinha para os pobres antes de seguir Jesus.
O jovem rico saiu cabisbaixo. Não era o que ele queria ouvir, mas era o que ele precisava ouvir. Acostumado a confiar em seus próprios méritos e ações, era necessário que ele deixasse tudo o que imaginava ser o seu “tudo” para seguir o único capaz de lhe conceder a vida eterna. Ele não poderia fazer nada. Só Jesus poderia.
O que fazer para conseguir a vida eterna? Não podemos fazer nada. Jesus fez tudo por nós ao morrer na cruz em nosso lugar. É ele quem nos salva. Ele é a resposta.
Oremos: Pai celestial, afasta de mim tudo aquilo que me afasta de ti. Que a vida eterna conquistada por Jesus me ensine a viver esta vida adequadamente, dedicando a minha vida ao que realmente tem valor e ajudando meu próximo na medida de minhas possibilidades. Em nome de Cristo. Amém.