Para: quinta-feira, 06 de novembro de 2025
Texto: Salmo 119.9-16
“Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.” (Sl 119.11)
Se você tivesse algo de muito valor e de grande utilidade, certamente guardaria no melhor lugar e usaria para o melhor propósito. Assim é a Palavra de Deus, ela é a “melhor coisa” para ser guardada no “melhor lugar” e usada com o “melhor propósito”.
Perante a Palavra de Deus, as pessoas se dividem. Alguns zombam; outros a respeitam, mas não confiam nela; e outros têm prazer nela. O Salmo 119 é uma descrição do relacionamento que Deus quer ter com seus filhos e uma orientação segura do que fazer com esse precioso tesouro. O salmista diz: “Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti” (Sl 119.11). Certamente, o coração é o melhor lugar para essa palavra.
Mas o salmista mostra também um propósito excelente para fazer isso: “para não pecar contra ti”. Poderíamos citar uma lista grande de propósitos para os quais é usada a Palavra de Deus, incluindo interesses pessoais e vontade de se promover com ela. Mas o salmista destaca a vontade de guardar a Palavra para fazer a vontade de Deus. E você? Você usa a Palavra de Deus para o melhor dos propósitos, “para não pecar contra Deus”?
O “melhor lugar” para a Palavra de Deus é o coração dos filhos de Deus e seu “melhor propósito” é viver de acordo com ela. E você só pode fazer isso porque Deus, em primeiro lugar, guardou e cumpriu sua promessa de salvação em seu Filho Jesus. Jesus usou essa palavra para não pecar contra Deus e tornou-se o Salvador de todos, por meio de sua morte na cruz. Essa é a promessa e a palavra que Deus guarda em seu coração, para que você viva com ele agora e para sempre.
Oremos: Querido Senhor, tua Palavra é para nós o maior tesouro. Ajuda-nos a crer em tua Palavra e promessa e viver de acordo com ela, para que hoje e sempre sejamos teus. Por Jesus. Amém.