Para: segunda-feira, 03 de novembro de 2025
Texto: Eclesiastes 4.4-8
“Descobri que na vida existe mais uma coisa que não vale a pena: é o homem viver sozinho, sempre trabalhando e nunca satisfeito com a riqueza que tem.” (Ec 4.7-8)
Se antes a pressão por resultados se restringia à vida profissional, agora vivemos uma ditadura da performance em todas as áreas da vida. Sentimos uma cobrança quase irresistível para ser o mais bem-sucedido profissional, o melhor pai, a melhor esposa etc. E, mesmo quando atingimos nossos objetivos, a sede por sucesso nunca é saciada.
O sábio rei Salomão já havia identificado esse problema ao escrever: “Descobri que na vida existe mais uma coisa que não vale a pena: é o homem viver sozinho, sem amigos, sem filhos, sem irmãos, sempre trabalhando e nunca satisfeito com a riqueza que tem” (Ec 4.7-8). A busca incessante por performance nos obriga a viver em um mundo de ilusões em que priorizamos o sucesso, mesmo que isso nos leve a negligenciar a família e os amigos. O resultado dessa triste ilusão é a solidão e a insatisfação.
Para evitar tudo isso, Salomão nos aconselha: “Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: ‘Não tenho mais prazer na vida’” (Ec 12.1). Salomão mostra que o único remédio para a ilusão da ditadura da performance é lembrar de Deus e de tudo o que ele faz por nós. Ele nos ama e enviou seu Filho, Jesus Cristo, para nos salvar. Por meio de Cristo, temos a vida verdadeira e conseguimos enxergar a realidade. Percebemos que a nossa reconciliação com Deus já foi alcançada por Jesus, sem performance de nossa parte. Foi trabalho exclusivo de Cristo. Confiando na obra de Jesus, somos capazes de trabalhar, sem sermos subjugados pela ditadura da performance, agradecendo a Deus com satisfação por tudo que já temos. Dessa forma, conseguiremos temer a Deus e obedecer aos “seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados” (Ec 12.13).
Oremos: Querido Deus, ensina-me a ficar satisfeito com o que já recebi de ti. Em nome de Jesus. Amém.