Para: quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Texto: Provérbios 1.1-9 (dia do Professor)
“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.” (Pv 1.7)
Você se recorda do nome da sua primeira professora? Algum professor marcou a sua vida? Certamente, os professores têm lugar especial em nossas memórias da escola. Professores e livros, fontes de sabedoria, são de extrema importância para a formação de cidadãos de bem.
O rei Salomão era muito sábio. Ele escrevia lições para que as pessoas também fossem sábias nas suas escolhas. Esses escritos estão no livro de Provérbios, no Antigo Testamento da Bíblia. Já no primeiro capítulo, lemos uma maravilhosa lição: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender” (Pv 1.7).
Então, ser sábio e fazer as melhores escolhas para a vida não depende da inteligência herdada de nossos pais ou de frequentarmos as melhores escolas e termos os melhores professores. Salomão nos ensina a primeiramente temer o Senhor. O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria. E temer a Deus é respeitar, admirar, aceitar e seguir os preceitos de Deus como manual de vida.
Essa lição parece difícil de aprender? Podemos comparar o Senhor Deus a um professor sábio e amoroso. Deus enviou Jesus Cristo, Deus humanado, para caminhar neste mundo ao nosso lado e, assim, bem de perto, ensinar, demonstrar, dar exemplo de como temer e amar a Deus e viver com sabedoria. O Mestre Jesus deu a sua vida na cruz pelos seus seguidores de todas as épocas e lugares. Com sua ressurreição, Jesus resgatou a nossa vida e nos deu a oportunidade de vivê-la conforme a sabedoria divina. Peçamos sempre a Deus que o seu Espírito Santo nos ensine e convença do seu amor.
Oremos: Amado Mestre, somos seguidores imperfeitos, somos alunos que não entendem a matéria. Pedimos ajuda para compreendermos as tuas lições de amor e sabedoria para a nossa vida e nossa salvação. Por Jesus Cristo, ensina-nos hoje e sempre. Amém.