Para: quinta-feira, 11 de setembro de 2025
Texto: Salmo 14
“Lá do céu o Senhor Deus olha para a humanidade a fim de ver se existe alguém que tenha juízo, se existe uma só pessoa que o adore.” (Sl 14.2)
Você certamente já ouviu a frase “tenha juízo”, dita por seu pai ou sua mãe, quando estava saindo de casa para algum passeio ou momento de diversão. Essa frase carrega a ideia de que, ao sairmos do alcance dos olhos de nossos responsáveis, precisamos agir com responsabilidade, ou seja, escolher fazer o certo e não o errado. Ter juízo nesses casos é isto: saber fazer escolhas que não contrariem os ensinamentos que recebemos, o que nos colocaria em perigo.
No Salmo 14, versículo 2, aprendemos que: “Lá do céu o Senhor Deus olha para a humanidade a fim de ver se existe alguém que tenha juízo, se existe uma só pessoa que o adore”. Deus estava olhando e vendo um povo que não o adorava mais, que não tinha juízo para distinguir entre o certo e o errado conforme os ensinamentos do próprio Deus. Esse povo, ao deixar de adorar a Deus e passar a adorar outros deuses, havia perdido o juízo, a capacidade de avaliar as coisas.
Hoje não é diferente. Muitas pessoas andam por aí sem juízo. Vivendo da sua forma, conforme os seus desejos e vontades, não percebem o quanto isso as coloca em perigo. Seguir o coração pode nos levar à perdição. Por isso, é importante continuar tendo o “juízo no lugar”, vivendo em contato com a Palavra de Deus, que aponta para Jesus como o nosso Salvador e nos garante uma vida eterna no céu.
Assim como nossos responsáveis nos alertaram para ter juízo, hoje Deus novamente vem a nós pela sua Palavra para nos dar o juízo que só Deus pode dar. Esse juízo está em Cristo, que também paga pelos nossos pecados e nos presenteia com a justiça de Deus. A partir da fé na obra de Jesus por nós, ter juízo passa a significar que vamos ouvi-lo e segui-lo todos os dias.
Oremos: Senhor Deus e Pai, obrigado por nos alertares sobre uma vida sem juízo e nos alcançares com teu amor em Jesus. Continua vindo a nós pela tua Palavra, para que vivamos ao teu lado para sempre. Amém.