Publicado em: 11 de agosto de 2025
Por que você chora?

Para: segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Texto: João 20.1-16 (Maria Madalena)

“Mulher, por que você está chorando?” (Jo 20.13)

Numa sexta-feira, às três horas da tarde, Jesus morreu na cruz. Dois seguidores dele o tiraram da cruz e o sepultaram às pressas, em um túmulo cavado numa rocha.

No domingo de madrugada, Maria Madalena foi terminar de embalsamar o corpo de seu mestre Jesus, mas ao chegar ao local viu que o túmulo estava vazio. Depois de avisar os discípulos, que foram verificar a notícia e voltaram para casa, Maria ficou na entrada do túmulo, chorando de tristeza.

Então, dois anjos que estavam sentados dentro do túmulo lhe perguntaram: “Por que você está chorando?” (Jo 20.13). Depois, o próprio Jesus, ressuscitado, lhe fez essa pergunta. Ao reconhecer Jesus, Maria encheu-se de alegria e logo foi contar aos discípulos que tinha visto o Salvador Jesus vivo. Antes, Maria chorava porque Cristo estava morto. Agora, estava feliz, porque Jesus tinha vencido a morte e estava vivo para sempre!

E você, que está lendo ou ouvindo esta mensagem, por que você chora? Pela morte de um ser querido? Por uma enfermidade? Por uma crise familiar, emocional ou financeira? Por não saber que caminho seguir ou onde achar ajuda?

Saiba que existe para você uma alegria que supera todas as lágrimas que derramamos neste mundo: a alegria de crer no Cristo vivo, que prometeu dar a você um lugar onde “não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor” (Ap 21.4), onde Deus enxugará todas as nossas lágrimas e nunca mais sofreremos. Enquanto esse dia glorioso não chega, Jesus nos consola todos os dias com seu amor e companhia.

Oremos: Senhor Deus, dá-me teu consolo e amor quando choro. Agradeço-te pela salvação em Cristo, conquistada por sua morte e ressurreição, e pelo lar eterno onde ele me espera. Em nome de Jesus, que reina contigo e o Espírito Santo. Amém.