Para: segunda-feira, 14 de julho de 2025
Texto: Lucas 1.57-67
“Todos os que ouviam essas coisas e pensavam nelas perguntavam: – O que será que esse menino vai ser? Pois, de fato, o poder do Senhor estava com ele.” (Lc 1.66)
Escolher o nome dos filhos nem sempre é uma tarefa simples. Em alguns casos, a mãe deseja colocar um nome composto, mas o pai prefere um nome menor. Ou o pai gosta de um nome comum enquanto a mãe prefere um mais desconhecido. Enfim, às vezes, a conversa sobre o assunto é longa e os pais demoram a chegar a um consenso.
Isso, porém, não aconteceu com Isabel e Zacarias, os pais de João Batista. Quando chegou a hora de dar nome ao filho, eles não tiveram dúvida e disseram: “O nome dele é João” (Lc 1.63). Afinal, esse foi o nome anunciado pelo anjo Gabriel quando disse a Zacarias que Deus havia ouvido a sua oração e que a sua esposa, que era muito idosa, lhe daria um filho. Além disso, o anjo também disse que aquele menino traria alegria e felicidade não apenas para os pais, mas para muita gente (Lc 1.13-14).
De fato, quando se cumpriram as palavras anunciadas pelo anjo e o menino nasceu, os vizinhos, parentes e todos os que ouviam as coisas relacionadas ao seu nascimento se alegraram com Isabel, e diziam: “O que será que esse menino vai ser?” E Lucas acrescenta: “Pois, de fato, o poder do Senhor estava com ele” (Lc 1.66). Sim, o poder do Senhor estava com ele. Em João Batista, Deus cumpriu a promessa de que enviaria um mensageiro extraordinário para preparar o caminho para o Messias, o Salvador. Pregando sobre um batismo de arrependimento, João apontava para o nome mais importante de todos, isto é, Jesus Cristo, “pois não há no mundo inteiro nenhum outro por meio do qual possamos ser salvos” (At 4.12).
Não há problema em divergir sobre o nome dos filhos. Porém, não pode haver dúvidas sobre quem é Jesus. Pois somente por meio dele há perdão e salvação eterna. Creia nele e fale dele!
Oremos: Bom Deus, obrigado por teres me alcançado com a tua Palavra. Que a minha fé esteja sempre alicerçada em Jesus. Amém.