Publicado em: 18 de junho de 2025
O Senhor do sábado

Para: quarta-feira, 18 de junho de 2025

Texto: Marcos 2.23-28

“O sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado.” (Mc 2.27)

Quando os fariseus acusaram os discípulos de Jesus de violar a lei do sábado, Jesus aproveitou a oportunidade para reivindicar sua autoridade divina e afirmar que ele era o Messias esperado.

Isso é significativo, pois os fariseus não estavam simplesmente querendo fazer uma reclamação a Jesus sobre um determinado ponto da lei. Ao questionarem Jesus, dizendo: “Por que é que os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado?” (Mc 2.24), a intenção deles era de colocar em xeque sua autoridade como o enviado de Deus, o prometido de Israel, o Filho do Altíssimo.

Infelizmente, há muitas pessoas que ainda hoje dirigem críticas contra os seguidores de Jesus, assim como os fariseus do tempo de Jesus fizeram, porque desejam, na verdade, criticar a autoridade do Senhor e quem ele realmente é.

Não se deve rejeitar a Cristo e a sua Igreja. Afinal, ele é o único e verdadeiro Senhor sobre todas as coisas, inclusive do sábado e da lei que existe ao seu redor. Só ele é o nosso Salvador.

Por isso, diante do questionamento dos fariseus, Jesus, de forma calma, mas contundente, responde: “O sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado. Portanto, o Filho do Homem tem autoridade até mesmo sobre o sábado” (Mc 2.27).

Cristo Jesus nos dá o sábado, todos os mandamentos e todas as coisas. Afinal, ele é o Rei e o Senhor sobre tudo, nos céus e na terra, “pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém!” (Rm 11.36).

Oremos: Todo-Poderoso Deus, pela ação do teu Espírito Santo em nossa vida nós te agradecemos e rendemos graças e louvores por Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor sobre todas as coisas, nos céus e na terra. Amém.