Publicado em: 12 de maio de 2025
Deus a nosso favor

Para: segunda-feira, 12 de maio de 2025

Texto: 1Pedro 5.1-5

“Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.” (1Pe 5.5)

Um dos versículos mais queridos e conhecidos é aquele que está registrado na Carta de Paulo aos Romanos, capítulo 8, versículo 31: “Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer?” Algumas pessoas sabem de memória uma versão mais antiga do mesmo versículo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

Certamente todos nós queremos ter Deus agindo a nosso favor. Quantas vezes nos sentimos fracos, limitados, perdidos e desamparados, impossibilitados de resolver algumas situações que aparecem na nossa vida. Que consolo e força sensacionais temos com Deus atuando, agindo e trabalhando ao nosso lado.

Algumas vezes, todavia, Deus pode agir contra alguém, o que é uma tragédia muito grande. Em sua Primeira Carta, o apóstolo Pedro escreve que “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes” (1Pe 5.5). O orgulhoso é aquela pessoa cheia de si, que se acha mais importante do que realmente é, e despreza os demais. Em termos espirituais, o orgulhoso quer ser o seu próprio deus ou, ainda, quer tomar o lugar de Deus.

Por outro lado, alguém humilde percebe a si mesmo, vê com clareza a sua situação, sabe quem é e quem Deus é. Sabe o quanto precisa de Deus especialmente para resolver o problema do pecado e da condenação eterna. Assim sendo, é maravilhoso receber a boa notícia do perdão que temos em Jesus.  

O maior e melhor exemplo de humildade temos em Jesus. Ele deixou o céu, se fez homem, obedeceu ao Pai e providenciou a nossa salvação, morrendo na cruz, uma humilhação tremenda para ele. Ele se humilhou para nos engrandecer. 

Oremos: Querido Deus, como precisamos de ti! Por natureza, somos orgulhosos, queremos ser mais do que somos. Tira do nosso coração o orgulho, dá-nos um coração humilde, que valoriza e ama a Deus. Que tu sempre estejas a nosso favor. Em nome de Jesus, nosso querido Salvador. Amém.