Publicado em: 06 de maio de 2025
O preço da libertação

Para: terça-feira, 6 de maio de 2025

Texto: Jeremias 30.1-11

“Servirão a mim, o Senhor, seu Deus, e também ao descendente de Davi, que eu lhes darei como rei.” (Jr 30.9)

O período de Páscoa sublinha importantes reflexões a respeito da pessoa e obra de Cristo. A primeira delas é saber que Cristo é o centro das Escrituras Sagradas. Desde Gênesis até Apocalipse, primeiro e último livros da Bíblia, a Palavra de Deus acentua a redenção planejada pelo Deus Triúno, cujo ápice é a morte e ressurreição de Jesus no lugar do pecador.

Na época de Jeremias, o povo, que clamava pela libertação do cativeiro babilônico, pôde ouvir de Deus: “Servirão a mim, o Senhor, seu Deus, e também ao descendente de Davi, que eu lhes darei como rei” (Jr 30.9). O “descendente de Davi”, a que se refere a profecia, é o próprio Cristo, que veio reinar de um modo bem diferente. Ao invés de esperar ser servido pelas pessoas, ele entregou a sua própria vida pelo seu povo.

Jesus redimiu e libertou a nós, seres humanos perdidos e condenados, resgatando-nos e salvando-nos de todos os pecados, da morte e do poder do Diabo; não com ouro ou prata, mas com seu santo e precioso sangue e sua inocente paixão e morte, para que pertençamos a ele e vivamos em submissão, servindo a ele em eterna justiça e bem-aventurança.

Jesus é o rei vitorioso sobre a morte, por isso, servimos a ele com gratidão, não esperando ganhar alguma coisa, mas, sim, porque ele já nos serviu. A nossa libertação foi muito cara para Jesus, o que nos mostra como a sua e a minha vida é preciosa aos olhos de Deus. Devemos valorizar o serviço de Cristo a nosso favor. Tê-lo como rei é um privilégio. Ouvindo e praticando a sua Palavra teremos uma vida de plena felicidade e paz, amando a Deus e ao nosso próximo. Sirvamos a Jesus! Ele é o nosso misericordioso rei.

Oremos: Querido Deus, servir a ti é um privilégio. Que a tua Palavra seja nossa orientação e o exercício de nossa fé, para que valorizemos o amor de Jesus por nós. Ajuda-nos e preserva-nos no teu Reino. Em nome de Jesus. Amém.