Publicado em: 21 de julho de 2022
O bom e o mau 

Para: quinta-feira, 21 de julho de 2022
Texto: Salmo 125  

“Aqueles que confiam em Deus, o Senhor, são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas continua sempre firme.” (Sl 125.1)

O Salmo 125 contrasta os bons com os maus, contrasta os que confiam em Deus com os que se desviam por caminhos tortuosos. Confiar no Senhor é ter fé. É obedecer ao primeiro mandamento, no qual Deus diz: “Eu, o Senhor, sou o seu Deus. Não adore outros deuses; adore somente a mim” (Êx 20.2,3). E o reformador Martinho Lutero escreveu: “Devemos temer e amar a Deus e confiar nele acima de todas as coisas”. 

Jesus diz que só é possível vir a Deus através da fé nele. Jesus é o mediador entre Deus e os homens. Quem crê em Jesus, confia em Deus acima de todas as coisas, e não se abala diante das dificuldades da vida, pois tem sua mão segura nas mãos de Deus. Sofremos, choramos, passamos por dificuldades, mas não nos desesperamos, pois estamos firmados em Deus pela fé em Jesus. É o que diz o Salmo 125: “Aqueles que confiam em Deus, o Senhor, são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas continua sempre firme” (Sl 125.1). 

O injusto tenta dominar sobre o justo e muitas vezes consegue. Estamos sujeitos às autoridades e sofremos debaixo de organizações nacionais e internacionais que estão tentando manipular a nossa mente, tornando relativas verdades que Deus revelou como eternas. Nossa sociedade está cada vez mais influenciada por ideias e atitudes contrárias à Palavra de Deus. Mas o domínio dos maus não permanecerá para sempre sobre a vida dos justos. Os que se desviam para caminhos tortuosos, o Senhor os levará juntamente com os malfeitores.  

Diante dessa certeza, o Salmo termina com uma afirmação positiva: “Que a paz esteja sobre Israel!” Diante das incertezas e pressões, tenha a confiança de que, em Jesus, Deus nos deseja a paz e todo o bem.  

Oremos: Deus da paz, em meio às conturbações do mundo ao nosso redor, em que vemos tantas injustiças sendo cometidas, livra-nos do mal e ergue nossos olhos para ti. Fortalece nossa fé e ouve nossas preces. Por Jesus. Amém.