Publicado em: 08 de maio de 2022
Deus sempre ajuda 

Para: domingo, 8 de maio de 2022
Texto: 1Samuel 2.1-11

“[Eu] me sinto feliz, pois Deus me ajudou.” (1Sm 2.1) 

Ana não podia ter filhos e sofria muito por causa dessa realidade. Dentro do contexto cultural da época em que ela vivia, essa era uma situação bastante difícil para a mulher. Ana, como pessoa de muita fé, buscou ajuda em Deus. Ela orou com muito fervor e pediu um filho, prometendo dedicá-lo ao Senhor Deus. E o milagre aconteceu! Samuel nasceu e foi criado com dedicação e muito amor e, no devido tempo, foi dedicado ao Senhor, ficando a serviço dos sacerdotes. Ana, consciente da grande bênção recebida, orou a Deus, em louvor e gratidão: “[Eu] me sinto feliz, pois Deus me ajudou” (1Sm 2.1). 

Hoje é o Dia das Mães. Samuel tornou-se um grande profeta de Deus também por causa dos muitos ensinamentos e do exemplo de sua mãe. A presença amorosa e sempre cheia de ensinamentos resultantes da fé influenciou a formação daquele menino que se tornaria um dos grandes profetas de Deus.  

Como é linda a missão da mãe! Ela tem a oportunidade de influenciar decisivamente na formação de seus filhos. Trata-se de um grande privilégio, mesmo sabendo que situações difíceis farão parte da trajetória. Quando elas surgirem, sempre é importante lembrar que nenhuma mãe deveria estar sozinha nessa caminhada porque Deus instituiu a família. A força conjunta da família, quando permeada pelo amor de Deus, propicia o ambiente ideal para o crescimento e para a formação adequada dos filhos.  

Além desse espaço especial que é a família, temos a ajuda essencial e amorosa de Deus, que em Jesus Cristo veio e vem sempre de novo até nós para nos auxiliar nessa tarefa de educar os filhos. Sim, Deus sempre ajuda! 

Oremos: Querido Deus, abençoa todas as mães. Derrama sobre todas elas o teu grande e maravilhoso amor para que possam dar conta de sua grande e maravilhosa missão. Que elas possam dizer: “Eu me sinto feliz, pois Deus me ajudou”. Amém.