Publicado em: 17 de março de 2023
Deus abre o caminho 

Para: sexta-feira, 17 de março de 2023
Texto: Isaías 42.14-21  

“Guiarei os cegos por um caminho que não conhecem, por uma estrada que eles nunca pisaram antes. A escuridão que os cerca eu farei virar luz e aplanarei os caminhos ásperos.” (Is 42.16) 

Quando se ouve Deus dizer: “Vou destruir os morros e as montanhas e fazer secar todas as plantas e árvores. Farei com que os rios virem desertos e com que todos os poços fiquem secos” (Is 42.15), pode-se pensar que ele vai causar uma enorme destruição na natureza. Porém, essa atitude não é de destruição, mas sim de amor! É amor porque a Palavra de Deus não está falando da natureza, mas daquilo que ele faz para conduzir a caminhada de pessoas que têm dificuldade para caminhar porque são cegas. A Escritura descreve Deus trabalhando, aplanando caminhos, retirando obstáculos para ajudar e guiar aqueles que não podem e não conseguem caminhar sozinhos. 

Essa caminhada é a história da salvação que Deus conta usando o exemplo do povo de Israel no Antigo Testamento que, durante muitos anos, foi conduzido pela mão e guiado porque sozinho não podia caminhar e nem sabia para onde ir. Mas essa é também a história de todas as pessoas, que cegas, precisam que alguém prepare o caminho e as conduza pela mão. Deus disse: “Guiarei os cegos por um caminho que não conhecem” (Is 42.16). 

Deus faz todas as coisas para que as pessoas cheguem à salvação! Isso significa que ele não coloca empecilhos ou dificuldades, nem complica a caminhada. Ao contrário, ele trabalha preparando o caminho, retirando o que pode fazer tropeçar e guiando as pessoas pelo caminho que elas não conhecem. É em Jesus que as pessoas encontram esse Deus que se preocupa e faz todas as coisas para que elas cheguem à salvação e à vida eterna. Jesus caminhou entre as pessoas em direção à cruz, foi crucificado e morreu. Mas ele voltou da morte, está vivo por toda a eternidade e convida as pessoas a crerem nele como o caminho que leva aos céus. 

Oremos: Bondoso Deus, obrigado por preparares o caminho da minha salvação e por caminhares comigo, guiando-me pela mão para a eternidade. Em Cristo. Amém.