Publicado em: 12 de agosto de 2021
Esperança 

Para: quinta-feira, 12 de agosto de 2021
Texto: Salmo 119.81-88  

“Eu ponho a minha esperança na tua palavra.” (Sl 119.81)

A esperança é o sentimento de que algo que desejamos se realizará. Há esperança pela cura e por saúde, pela harmonia na família e nas amizades. Esperamos pelas bênçãos de Deus e por coisas que, provavelmente, não receberemos. Enfim, a esperança nos move a vivermos na expectativa de que o melhor está por vir. 

Talvez estejamos desanimados ou cansados de esperar, a ponto de a nossa esperança estar fragilizada. É possível que pensemos que não haja nada mais a fazer. Também é provável que muitos, sem esperança, pensem que Deus não existe, pois parece que ele nunca vem nos socorrer. 

É interessante notar que esse sentimento não é somente nosso. Homens e mulheres em todos os tempos tiveram de lidar com o desânimo e com a falta de esperança. O salmista, há muitos séculos, relatou que estava aflito e cansado, e que ansiava pelo consolo do Senhor Deus. Apesar disso, ele escreveu: “Eu ponho a minha esperança na tua palavra” (Sl 119.81). 

Esse texto bíblico é confortador. O salmista nos convida a confiarmos na Palavra de Deus, isto é, naquilo que Deus fala. Nisso nós podemos esperar com confiança. Nesse sentido, temos boas notícias: Deus nos ama, ele quer o nosso bem. Ele, especialmente, quer nos perdoar e salvar. O desejo de Deus é que entremos no céu, que estejamos para sempre na presença dele. Por meio de Jesus, Deus providenciou tudo para que isso aconteça. Assim, em Jesus, a nossa esperança faz sentido e, pela fé, a expectativa se transforma em certeza. Em Jesus, vale a pena esperar agora e sempre. 

Oremos: Querido Jesus, aumenta a nossa fé e a esperança em tudo aquilo que, por graça, nos deixaste escrito em tua Palavra. Que a nossa espera pelo Senhor seja consoladora agora e plenamente feliz na eternidade. Em teu nome. Amém.