Publicado em: 28 de março de 2021
Domingo de Ramos 

Para: domingo, 28 de março de 2021
Texto: Lucas 19.28-40 – DOMINGO DE RAMOS 

Que Deus abençoe o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória a Deus! (Lc 19.38)

Jesus poderia ter entrado em Jerusalém da forma que desejasse. No entanto, cumprindo as profecias, ele entrou montado num jumento que nunca havia sido montado. Isso é significativo, pois além de reencenar a recepção de um novo rei, o fato de Jesus entrar montado num jumento e não em um cavalo, por exemplo, diz algo sobre esse rei: ele vem em paz e humildade, e não em guerra. Além disso, animais nunca montados eram especialmente utilizados para propósitos santos. Portanto, quem estava entrando em Jerusalém não era uma pessoa qualquer ou simplesmente mais um homem, era alguém diferenciado. 

O povo, apesar de não ter uma percepção totalmente correta do propósito de Jesus, observou e compreendeu que aquele era um momento distinto e que Jesus era, de fato, alguém especial. Isso ficou muito claro quando as pessoas estenderaas suas capas e mantos para Jesus passar, fazendo referência ao momento de coroação de um rei. Em meio a tudo isso, o povo exclamou: “Que Deus abençoe o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória a Deus!” (Lc 19.38). 

Em Jerusalém, Jesus cumpriu toda a sua obra como o Rei que vinha em nome do Senhor. Ele, por meio de suas palavras e ações, mostrou a todos que veio para ser um servo, um servo que caminha para a cruz. Além disso, para ser rei sobre todo o mundo, ele foi coroado. No entanto, ele não foi coroado com uma coroa de ouro ou de pedras preciosas, mas com uma coroa de espinhos. E ele fez isso para salvar o ser humano. Por fim, os eventos que ocorrerana entrada de Jesus em Jerusalém, confirmaram que Jesus realmente não era uma pessoa qualquer, mas era o próprio Deus encarnado, o Messias prometido, a revelação e consumação do Reino de Deus.

Oremos: Jesus Cristo, obrigado pela salvação que conquistastes em nosso lugar. A ti oramos e adoramos. Amém.