Publicado em: 12 de janeiro de 2021
Um rei inusitado 

Para: terça-feira, 12 de janeiro de 2021
Texto: João 1.43-51 

“O senhor é o Rei de Israel! (Jo 1.49)

No famoso conto “A roupa nova do rei”, do dinamarquês Hans Christian Andersen, há um relato muito peculiar. No conto, um alfaiate foi incumbido de confeccionar uma roupa nova para um rei. Na entrega do serviço, ele advertiu que a roupa só poderia ser vista por pessoas inteligentes. No entanto, o alfaiate era um charlatão e não havia roupa alguma. Com medo de ser tido como tolo, o rei elogiou o serviço e saiu da alfaiataria com o novo traje, ou seja, como veio ao mundo. Sem querer expor também a própria ignorância, todos elogiaram o novo traje do rei. Até que uma criança, do alto de sua franqueza, bradou: “O rei está nu!” 

Nos Evangelhos, também temos acesso a um rei inusitado. Os israelitas aguardavam um Messias poderoso, que solucionasse todos os seus problemas. Mas Jesus rompe todas as expectativas. Ele provém de uma cidade pequena e desprezada. Por isso, ao ouvir de Filipe que o Messias vinha de Nazaré, Natanael não lhe deu crédito. Natanael somente percebeu seu equívoco quando Jesus demonstrou que ele já o conhecia antes mesmo de vê-lo. Então Natanael exclamou: “Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel! (Jo 1.49).  

Infelizmente, muitas pessoas ainda hoje não reconhecem que Jesus é rei, pois continuam desejando um Jesus poderoso que solucione todos os problemas desta vida. Outros afirmam crer em Jesus apenas da boca para fora, sem realmente confiar nele. Entretanto, diante de Deus, não há como fingir inteligência, altivez ou fé: todos estamos nus. Deus aceita os humildes, que reconhecem na humildade de Jesus a nobreza do Rei dos reis.

Oremos: Amado Jesus, como é bom reconhecer que tu és o meu Salvador e Rei. Que eu possa proclamar aos quatro cantos o que muitos não conseguem enxergar: que o senhor é o Rei dos reis. Amém.