Publicado em: 02 de janeiro de 2021
O valor da sabedoria 

Para: sábado, 2 de janeiro de 2021
Texto: Salmo 119.97-104 

“Por meio das tuas leis, consigo a sabedoria.” (Sl 119.104)

Um dos destaques do texto do Salmo 119 trata do valor da sabedoria. Percebe-se que, na avaliação do autor, a sabedoria é um dos maiores valores a ser alcançado por qualquer pessoa. Ele escreveu: “Por meio das tuas leis, consigo a sabedoria e assim detesto todos os caminhos da mentira” (Sl 119.104). Porém, além de apontar para o valor da sabedoria, o texto mostra onde é possível encontrá-la. E não deixa dúvidas quanto a isso: a sabedoria está no mandamento de Deus!  

Assim, a sabedoria verdadeira é um atributo somente alcançável pelos que creem em Deus, pois são eles que prestam atenção nos conselhos e nas orientações de Deus. São eles que consideram os mandamentos de Deus, porque, em fé, percebem que lá está o ensinamento da vida. Ensinamento que torna mais sábio que o inimigo, mais sábio do que os professores, mais sábio do que os velhos. 

Então, neste novo ano que se inicia, não é sábio abandonar os mandamentos, conselhos e orientações de Deus. Certamente teremos que tomar muitas decisões, fazer muitas escolhas e os mandamentos de Deus serão fundamentais na tomada de decisões coerentes e alinhadas ao que Deus considera importante. Aliás, justamente para que os mandamentos de Deus nos sejam mais doces do que o mel é que Jesus veio até nós. Ele veio para nos incorporar ao reino de Deus, para nos livrar do jugo da lei. Veio para nos mostrar que a lei de Deus ensina e orienta para a tomada de boas decisões. Ensina e orienta para evitar o erro e, com ele, o sofrimento e a lágrima. Jesus nos faz ver nos mandamentos de Deus um tutorial muito bem elaborado, para que façamos bom uso das muitas coisas que ele nos dá, como a vida e tudo o que dela faz parte.

Oremos: Querido Pai, que neste novo ano que se inicia, os teus mandamentos me sejam mais doces do que o mel. Hoje sei que neles está a sabedoria da vida. Em nome de Jesus. Amém.