Publicado em: 25 de dezembro de 2020
Qual é a felicidade do Natal? 

Para: sexta-feira, 25 de dezembro de 2020
Texto: João 1.1-14 (Natal) 

A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. (Jo 1.14)

Natal parece estar condicionado a diversos fatores para que ele seja realmente um Natal feliz. A felicidade do Natal parece estar nas crianças que brincam encantadas com os seus novos brinquedos, na família que está toda reunida ao redor da mesa farta ou no encontro dos amigos que há tempos não se viam. 

Mas, e quando não há dinheiro para comprar presentes? E quando o desemprego não permite celebrar o Natal com uma mesa farta? E quando, pela primeira vez, o Natal é celebrado com um lugar vazio à mesa, lugar daquele familiar que perdemos ao longo do ano? Será que ainda assim podemos ter um feliz Natal? 

O dia de hoje nos convida a olhar além do ter ou não ter, do fazer ou não fazer. Hoje é Natal e é tempo de olhar para o menino Deus, Palavra “que se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade” (Jo 1.14). O dia de Natal é um convite a nos juntarmos ao presépio e a confessarmos que Jesus carregou em sua cruz todas as nossas culpas e vergonhas, pagou por elas com sua vida, mas ressuscitou ao terceiro dia e é Deus vivo e bem presente entre nós, cheio de amor e verdade. 

É essNatal, o Natal de um Deus Salvador e bem presente, que podemos comemorar hoje, mesmo quando nos falta saúde, quando não há dinheiro para comprar presentes para os filhos, quando o lugar vazio à mesa nos traz tristeza ou quando estamos longe de quem amamos. O Natal, ainda assim, pode ser feliz e abençoado. Afinal, a felicidade do Natal é o Salvador Jesus ao nosso lado, mesmo que não tenhamos condições de preparar um Natal dos sonhos, com presentes, comidas e a casa cheia. Feliz Natal de Jesus a todos nós!  

Oremos: Senhor, que neste Natal o teu Espírito Santo nos fortaleça na fé em Jesus como Deus ao nosso lado. Em nome do Salvador oramos. Amém.