Publicado em: 08 de novembro de 2020
Não foram somente duas moedinhas 

Para: domingo, 8 de novembro de 2020
Texto: Marcos 12.41-44  

“Aí Jesus chamou os discípulos e disse: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque os outros deram do que estava sobrando. Porém ela, que é tão pobre, deu tudo o que tinha para viver.” (Mc 12.43-44) 

Quando crianças, os dois irmãos jogavam futebol com amigos de rua constantemente. Certa vez, um dos irmãos levou a bola “dente de leite” dele, uma bola mais leve, feita de vinil. Um dos meninos, reproduzindo a potência do chute do ex-jogador Roberto Carlos, chutou a bola para o teto de uma casa sobrado. Era inalcançável para os meninos. A meninada resolveu rápido o problema: logo trouxeram uma bola nova. Mas, o dono da bola ficou muito triste porque não era somente uma bola “dente de leite” que se perdia, era o presente que a sua falecida avó tinha dado a ele. 

Da mesma forma, as duas moedinhas da viúva pobre, no texto do Evangelho de Marcos, capítulo 12, não foram somente duas moedinhas. Nessa narrativa, Jesus não está ensinando um percentual de quanto dinheiro ofertar na igreja. Também não está enaltecendo a pobreza. Na verdade, Jesus deseja mostrar que aquelas duas moedinhas sinalizavam o tamanho da confiança da pobre viúva. Aquelas duas moedinhas eram tudo o que ela tinha. Na vida difícil de uma viúva daquela época, essa senhora sabia que a bondade de Deus era o que ela tinha de mais precioso. Para nós também. O nosso maior tesouro é a graça de Deus. Ele nos deu seu único Filho, Jesus, que comprou nossa salvação não com moedas, ouro ou prata, mas com seu santo e precioso sangue. Viu só, que tesouro maravilhoso? Há algo neste mundo mais valioso do que a graça da bondade de Deus?  

Na segunda vinda de Cristo, o menino dono da bola perdida não verá a bola “dente de leite” novamente, mas certamente verá a avó que lhe deu o precioso brinquedo. Enquanto esse dia não chega, ele e todos nós viveremos dia a dia confiando as nossas “duas moedinhas”, isto é, toda nossa vida, a Deus. 

Oremos: Querido Deus, Jesus não era somente um ser humano, mas era verdadeiro Deus, teu filho amado. Mesmo assim, tu o enviaste para nossa salvação. Graças te damos, Senhor! Amém.