Publicado em: 26 de abril de 2020
Abrir a mente 

Para: domingo, 26 de abril de 2020
Texto: Lucas 24.45-49  

Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas. (Lc 24.45)  

Após sua ressurreição, Jesus apareceu aos discípulos. Assustados, com medo e dúvidas, pensaram que estavam vendo um fantasma. Após mostrar quem era, Jesus comeu um pedaço de peixe assado com eles. Ainda assim, os discípulos não conseguiam compreender tudo aquilo que estava acontecendo. Extasiados, eles não conseguiam relacionar a morte, a ressurreição e a aparição do Mestre com o que havia sido dito, ouvido, escrito e registrado a respeito de Jesus na Bíblia. Qual foi a atitude de Jesus? “Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas” (Lc 24.45). 

Esse trecho bíblico nos revela uma postura fundamental para o entendimento da Palavra de Deus: abrir a mente. Os discípulos não podiam compreender os acontecimentos porque estavam de mente fechada. Estavam fechados em si mesmos, autobloqueados 

A nossa mente precisa estar aberta e receptiva para percebermos o que Deus tem a nos dizer por meio da sua Palavra. Foi para isso também que Deus nos deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos, e ainda os conserva. Somos estimulados a relacionar os acontecimentos da realidade cotidiana com a Palavra de Deus. É um desafio pois envolve e exige conhecimento, sabedoria e experiência. Mas é o próprio Jesus, com o Espírito Santo, quem nos abre a mente para entendermos as Escrituras Sagradas. 

Logo após a breve explicação que lhes abriu a mente, Jesus prometeu estar com os seus seguidores sempre, todos os dias, até o fim dos tempos. Peçamos a ele que nos dê mais fé e mais conhecimento da sua Palavra, a sabedoria que vem de Deus e que nos conduz ao caminho da vida cristã e da salvação. 

Oremos: Querido Jesus, abre a nossa mente para que possamos entender as Escrituras Sagradas que revelam o impacto de sua morte e ressurreição em nossa vida e que nos levam à salvação. Em teu nome, pedimos. Amém.