Publicado em: 13 de março de 2020
Dez palavras de Deus para o bem do povo 

Para: sexta-feira, 13 de março de 2020
Texto: Êxodo 20.1-17 

“Meu povo, eu, o Senhor, sou o seu Deus. (Êx 20.2) 

Deus quer o bem dos seus filhos. Após libertar o seu povo do Egito, ele lhes disse: “Meu povo, eu, o Senhor, sou o seu Deus” (Êx 20.2) e lhes deu as dez palavras, ou os dez mandamentos. Não confie em outros deuses. Não use o nome de Deus sem respeito. Guarde o dia do descanso. Respeite o seu pai e sua mãe. Não mate.  Não cometa adultério. Não roube. Não dê testemunho falso. Não cobice a casa do seu próximo e nem a sua mulher. 

Ao ouvir essas palavras, o povo ficou com medo. Moisés lhes acalmou e explicou por que Deus estava lhes dizendo essas palavras. “Não tenham medo, pois Deus só quer pôr vocês à prova. Ele quer que vocês continuem a temê-lo a fim de que não pequem” (Êx 20.20). Deus quer que eles tenham temor dele e abram os olhos sobre sua situação. Eles são filhos, mas pecadores. 

Deus também não quer que eles pequem. O apóstolo Paulo diz que “não  uma só pessoa que faça o que é certo” e que “todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus” (Rm 3.10, 23). Todos precisam de Jesus para serem perdoados, e, redimidos por ele, todos precisam de orientação para viver na graça de Deus.  

Deus quer que confiemos nele, pois sabe que precisamos de uma fonte segura de confiança. Ele quer que a nossa autoridade seja respeitada, família e bens conservados, nosso nome seja prestigiado e os nossos bens não fiquem expostos a olhos alheios. 

As dez palavras vêm de Deus, Pai de Jesus Cristo, que nos resgatou da condenação da lei. Primeiro, para mostrar a nossa doença, o pecado, e cujo remédio é Cristo. Segundo, porque são conselhos para se viver bem diante de Deus e em amor com o próximo. 

Oremos: Deus, ajuda-me e faze com que as tuas palavras me mostrem que tu és Deus e eu sou o teu filho pecador dependente de quem obedeceu de forma perfeita os teus mandamentos, o teu filho JesusAmém.