Publicado em: 20 de novembro de 2023
Deus não desperdiça nada

Para: segunda-feira, 20 de novembro de 2023
Leia em sua Bíblia: 1Coríntios 15.50-58 

Portanto, queridos irmãos, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito.” (1Co 15.58) 

Vivemos hoje em dia praticamente escravos de resultados. No trabalho, na escola, na família, na igreja, somos cobrados e nos cobramos muito para alcançar certos objetivos. Nos bombardeiam com metas. Perdemos o sono porque não vemos os frutos dos nossos esforços. Preencher uma estatística, apresentar um relatório, avaliar uma atividade ou compartilhar uma experiência pode ser um momento de decepção, constrangimento e culpa, quando não é possível demonstrar resultados. 

Parece que os cristãos de Corinto também sofriam com isso. Talvez estivessem obcecados com índices de produção, talvez desmotivados quando não viam o sucesso esperado. O certo é que o apóstolo Paulo entendeu que eles precisavam ouvir essa pérola: Portanto, queridos irmãos, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito” (1Co 15.58). A sua orientação é simples: não desistam do trabalho, sigam em frente. E seus argumentos são muito consoladores. Em primeiro lugar, Jesus Cristo venceu a morte e o pecado na cruz, e com sua ressurreição nos garantiu o perdão e salvação eterna. Podemos continuar tentando dar nossa contribuição em seu reino porque já temos a vitória. E em segundo lugar, Paulo lembra a promessa de Deus de que os nossos esforços de forma alguma são em vão, mas trazem proveito, no tempo certo e de acordo com a sua vontade. 

Podemos até ter em mente os resultados, mas não precisamos ser escravos deles. Ensaios, reuniões, ofertas, devoções familiares, orações silenciosas, um prato de macarrão, as trocas de fraldas. Tudo que fazemos, Deus se importa e usa. E ele não desperdiça nada.  

 

Oremos: Obrigado, bondoso Deus, pela oportunidade de trabalharmos no teu reino e por tirares de nós o peso dos resultados. Abençoa e frutifica os nossos esforços, em nome de Jesus. Amém.