Publicado em: 09 de janeiro de 2023
Esperar com paciência

Para: segunda-feira, 14 de janeiro

Leia em sua Bíblia: Salmo 40.1-3

“Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o Senhor.” (Sl 40.1)

“Eu não aguento mais esperar, cansei!” Quem de nós nunca ouviu ou pronunciou essas palavras? Uma fila grande no supermercado, no banco, na loja ou numa repartição pública e a impaciência vai tomando conta. A demora para sermos atendidos em uma consulta médica, uma internação hospitalar prolongada, uma cirurgia remarcada ou exames adiados e a impaciência nos persegue.

Sim, vivemos um tempo de profunda impaciência. Em todos os sentidos. Um filho que não responde uma mensagem, ou a resposta a um e-mail no trabalho que não chega, e o coração acelera. Queremos tudo para ontem! E, então, nos deparamos com o salmista Davi que escreveu justamente o contrário: “Esperei com paciência” (Sl 40.1). Se esperar já é um desafio, esperar com paciência é quase algo de outro mundo.

Você tem estado cada vez mais impaciente no dia a dia? As pessoas, o trânsito, as filas e até a suposta demora de Deus em responder às suas orações também têm feito o seu coração bater de forma acelerada?

O escritor bíblico não estava vivendo os seus dias sem preocupações ou sem lutas. Mas em meio às dificuldades ele reconheceu que o Senhor ouviu o seu pedido de socorro, tirou-o “de uma cova perigosa” e “firmou seus passos”. O Senhor Deus, ainda hoje, continua agindo assim. Ele tem muita paciência conosco, pecadores. E tem também muito amor por nós. Por ser tão paciente e amoroso, ele enviou o seu único filho, Jesus Cristo, para dar a própria vida por nós e, consequentemente, trazer perdão, paz e vida eterna ao que nele crê.

Oração: Pai querido, obrigado pela enorme paciência que tens com os impacientes. Obrigado porque não retribuis segundo o que merecemos. Dá-nos mais paciência no convívio com os que nos cercam. Ensina-nos a confiar quando pensamos que tu estás demorando. Em nome de Jesus, nosso salvador. Amém.