Publicado em: 19 de dezembro de 2018
Descendentes

Para: Quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Mateus 22.41-46

“O que vocês pensam sobre o Messias? De quem ele é descendente?” (Mt 22.42)

Você já foi indagado alguma vez sobre qual era a sua origem? É bem provável que uma grande parte da população já teve, uma vez ou outra, que falar sobre a sua ascendência, sobre a sua origem. E claro, as respostas são das mais variadas. Em famílias mais tradicionais é muito significativo saber a ascendência, o parentesco dos avós, de onde eles vieram, se têm origens europeias, africanas ou asiáticas, ou se têm várias origens diferentes. Mas o bonito disso é saber que existiram pessoas que, antes de nós, estavam preparando o que vivemos hoje.

Nos tempos de Jesus a descendência era um tema de real importância. Saber de que família as pessoas eram, qual o parentesco, quem era o seu pai, contava muito para dizer quem você era. E com Jesus não foi diferente. Era importante saber a que família Jesus pertencia. Algumas pessoas disseram que ele era descendente de Davi. O evangelho de Mateus começa com uma “lista dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi, que era descendente de Abraão” (Mt 1.1). Mas Jesus também tem algo a dizer sobre isso. E perguntou aos fariseus: “O que vocês pensam sobre o Messias? De quem ele é descendente?” (Mt 22.42). E ele mesmo responde: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10.30). O que significa que Jesus é Filho de Deus Pai. Jesus é verdadeiro Deus.

Que notícia maravilhosa! Jesus nasceu da família de Davi, conforme as promessas do Antigo Testamento, mas é o Filho de Deus. Jesus é o Filho de Deus e por meio dele podemos ser considerados filhos de Deus também. Jesus nos perdoou os pecados e nos faz filhos de Deus também. Somos pela fé, filhos e descendentes de Deus.

Oremos: Obrigado, Senhor Jesus, pelo perdão dos pecados e também por nos fazeres filhos do Pai eterno. Mantém-nos firmes na fé em ti, em tua família. Amém.