Publicado em: 18 de setembro de 2018
Justiça e honestidade

Para: Terça-feira, 18 de setembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Amós 5.21-24

“Em vez disso, quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não para de correr.” (Am 5.24)

Justiça e honestidade, eis duas virtudes indispensáveis para uma sociedade feliz. No entanto, eis aí dois artigos que, muitas vezes, vemos faltar em nosso país. Entre o povo de Israel, no Antigo Testamento, já havia problemas nessa área. O povo oferecia sacrifícios, aparentava uma santidade que, na verdade, era hipócrita, falsa e não agradável a Deus. E Deus diz ao seu povo: “Em vez disso, quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não para de correr” (Am 5.24).

Um comentário sobre esse versículo, em uma Bíblia de Estudo, diz: “O povo de Deus deve produzir justiça continuamente, sem cessar, como o fluxo de um rio. Assim como plantas e animais precisam de um suporte seguro de águas para sobreviver, também as comunidades humanas poderão florescer apenas quando a justiça e a retidão prevalecerem” (Bíblia de Estudo da Reforma, p.1430).

Deus deseja que justiça e honestidade estejam presentes na vida das pessoas. E de forma rica e intensa, como um rio que não para de correr, como uma enchente que inunda tudo, e isso para a felicidade humana.

Neste mundo, onde reina a injustiça, a desonestidade, os interesses egoístas e de pura vaidade humana, não permitamos que a nossa vida, como cristãos, se deixe envolver e vencer pela maldade dos que aparentam bondade e mansidão, mas estão longe de Deus e do seu caminho. Justiça e honestidade são frutos de um coração tocado e transformado pelo amor de Deus. Elas frutificam na vida de quem sabe que é amado pelo Salvador Jesus e o serve em amor e fidelidade.

Oremos: Deus, sou fraco e constantemente deixo-me envolver por sentimentos errados e pecaminosos. Perdoa-me, Senhor, e ajuda-me a viver como teu filho amado, seguindo os teus mandamentos e agindo sob a tua orientação. Em nome de Jesus. Amém.