Publicado em: 19 de março de 2018
Pecadores perdoados

Para: Segunda-feira, 19 de março de 2018

Texto: Salmo 31.9-16

“Tu me salvarás, ó Senhor, porque tu és Deus fiel.” (Sl 31.5)

Deus promete perdão a todo o pecador arrependido de seus pecados e anuncia que aquele que não reconhece sua condição de pecador ou mesmo aquele que não se arrepende verdadeiramente de seus pecados, esse não será perdoado. Chamamos esta postura de reconhecimento dos pecados de “penitência” e a postura de negação do pecado de “impenitência”.

O Salmo 31 descreve a postura de um cristão “penitente”, ou seja, arrependido dos seus pecados e sedento pelo perdão. Esta “penitência” não tem nada a ver com algo que tenhamos que fazer para que Deus nos perdoe e salve. Neste espírito o salmista se coloca diante de Deus em humildade, pedindo que Deus tenha compaixão dele, reconhecendo sua aflição que o leva às lágrimas e ao esgotamento de corpo e alma. E confessa: “Tu me salvarás, ó Senhor, porque tu és Deus fiel” (Sl 31.5).

Assim é um cristão, penitente, que reconhece que a tristeza pode acabar com as suas forças, reconhece sua própria fraqueza e a sua culpa. Deus não espera que ninguém chegue ao arrependimento sozinho. Ele envia o Espírito Santo, que através de sua palavra leva o cristão ao arrependimento e ao perdão que ele quer nos dar e dá por meio de Jesus Cristo.

Jesus foi aquele que passou por aflições, chegou ao esgotamento no corpo e na alma. Sua tristeza acabou com as suas forças, teve sua vida encurtada, foi zombado, caçoaram dele, se esqueceram dele, jogaram ele fora. Seus inimigos tramaram contra ele, ele teve gente o ameaçando de todos os lados e, finalmente, o condenaram à morte. Ele confiou no Pai e colocou em prática o plano que o Pai fez para salvar a humanidade. E o fez com amor.

Assim Jesus conquistou a salvação para nós, pecadores que reconhecem esta triste condição, reconhecem seus pecados e reconhecem principalmente o seu Salvador.

Oremos: Deus, leva-me todos os dias a reconhecer que sou pecador e que dependo completamente da obra de Jesus na cruz para a minha salvação. Amém.