Publicado em: 31 de dezembro de 2022
Hoje é dia de renovar as esperanças 

Para: sábado, 31 de dezembro de 2022
Texto: Salmo 143.5-10 

Ó Senhor Deus, responde-me depressa, pois já perdi todas as esperanças!” (Sl 143.7) 

É ruim perder a esperança. Viver sem ela é desesperador. O ano está terminando e nós precisamos ter de volta ou renovar a nossa esperança ao olharmos para um novo ano. Deus ouviu o grito de socorro de alguém que tinha perdido todas as esperanças. O rei Davi pediu para que Deus visse a situação dele, a fim de lhe conceder um novo ânimo. O clamor dele mostra que ele não conseguiria isso sozinho. Davi sabia que a vida não estava sob o seu controle e buscou refúgio em Deus. 

Ele se deu conta de que era um pecador e isso estava lhe fazendo sentir-se indigno de expor sua situação diante de Deus. Assim, ele apelou para a fidelidade e a bondade de Deus para ser ouvido e ter de volta a esperança. Ele escreveu: “Ó Senhor Deus, responde-me depressa, pois já perdi todas as esperanças!” (Sl 143.7).   

Davi pediu pressa porque estava desesperado. Sua vida estava em cacos e ele estava quase morto de tanto sofrer. A angústia havia tomado conta da vida dele. Ele mesmo não foi capaz de conseguir a esperança de que precisava para continuar e, por isso, apelou para o Espírito de Deus, para dele ouvir da graça e do amor do Pai e ter de volta a esperança.  

O grito de socorro de Davi pode ser o nosso. Não conseguimos governar a nossa vida e não é de nós que vem a esperança para mais um novo ano. Somos pecadores indignos de comparecer diante de Deus. Mas temos Jesus. Em nome dele podemos clamar a Deus por ajuda, pois ele é a Palavra de amor de que precisamos e ele passou pelo desespero que nós vivemos, mas, sem pecar, como lemos na carta aos Hebreus: “E agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu” (Hb 2.18). Em Jesus temos a verdadeira esperança e é com ele que esperamos a virada de mais um ano.   

Oremos: Senhor Jesus, ouve a nossa oração. Não nos deixes perder as esperanças. Renova a nossa vida fazendo-nos ouvir da tua misericórdia e do teu amor. Amém.