Publicado em: 10 de fevereiro de 2018
Coragem e confiança sempre

Para: Sábado, 10 de fevereiro de 2018

Texto: Hebreus 3.1-6

“Meus irmãos na fé, vocês que também foram chamados por Deus, olhem para Jesus, que Deus enviou para ser o Grande Sacerdote da fé que professamos.” (Hb 3.1)

Na vida passamos por muitos “apertos”. Alguns enfrentam dificuldades de ordem material, outros de ordem física, ou psíquica, ou mesmo espiritual. Não há o que fazer. Infelizmente, precisamos conviver com essa realidade, apesar de saber que muitas destas dificuldades poderiam ter sido evitadas ou, pelo menos, minimizadas. Sabemos perfeitamente que muitas delas são decorrência direta de escolhas equivocadas, de uma realidade social mal construída, que cobra o seu preço e impõe muitos sofrimentos. Diante disso, muitos desanimam. “Entregam os pontos”, por assim dizer. Acabam num estado de apatia e não encontram mais forças para continuar. Deixam de acreditar na possibilidade da mudança, da melhoria e acabam entrando numa onda de conformismo e desilusão.

Para enfrentar o desânimo, precisamos nos lembrar do nosso próprio potencial, na nossa capacidade de fazer as coisas, de transformar as realidades. E antes de tudo, é preciso saber que existe Deus, o qual tem seus propósitos e objetivos. No livro de Hebreus, somos motivados a olhar para Jesus: ” Meus irmãos na fé, vocês que também foram chamados por Deus, olhem para Jesus, que Deus enviou para ser o Grande Sacerdote da fé que professamos” (Hb 3.1).

Por vezes e frequentemente somos tentados a pensar que estamos sozinhos, desamparados, numa caminhada solitária ou, no máximo, na companhia de mais alguns otimistas e visionários. Porém, não é assim. Deus está atento e quer caminhar conosco. Por isso veio até nós na pessoa de seu Filho Jesus Cristo. Jesus veio por amor, nos dando paz com Deus e nos ensinando a amar. Veio para nos encher com seu Espírito, que é Espírito de vida, para que não nos falte a esperança, a coragem e a confiança.

Oremos: Senhor, diante das inúmeras dificuldades que nos cercam, que não nos faltem a coragem e a confiança. Por Jesus. Amém.