Para: quarta-feira, 27 de agosto de 2025
Texto: João 6.36-40
“Pois eu desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou e não para fazer a minha própria vontade.” (Jo 6.38)
Não demora muito para percebermos que nossa vontade humana tende a se direcionar àquilo que é proibido, errado ou imoral. Ditados como “a grama do vizinho é sempre mais verde” mostram como nossa vontade tem a tendência de buscar o próprio prazer e bem-estar em primeiro lugar. Resumindo: nossa vontade é egoísta.
Jesus Cristo teve uma disposição totalmente diferente da nossa. Ele disse: “Eu desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou e não para fazer a minha própria vontade” (Jo 6.38). Jesus nos ensina que sua missão aqui na terra foi sempre sujeitar a sua vontade à vontade do Pai. Mas qual era a vontade de Deus? O próprio Jesus responde: “A vontade de meu Pai é que todos os que veem o Filho e creem nele tenham a vida eterna” (Jo 6.40). Que vontade graciosa e maravilhosa de Deus para nós! Só nos resta nos alegrarmos e, a exemplo de Jesus, também sujeitar a nossa vontade à vontade do Pai e deixar que ele nos guie pelo seu Espírito Santo. Assim, Deus nos abençoará e guiará para uma vida plena, feliz e gloriosa.
Que maravilhosa atitude de Jesus! Graças a Jesus, nós temos perdão, vida abençoada na terra e a vida eterna garantida na glória do Pai. Jesus se submeteu e foi obediente até a morte de cruz para nos dar nova vida. Se antes nossa vontade era totalmente egoísta, a partir da ação de Jesus nossa vontade recebe forças para obedecer à vontade de Deus, mesmo que o egoísmo ainda continue nos incomodando diariamente. Ainda bem que quanto mais lemos e ouvimos a Palavra de Deus, mais nossa vontade abandona o egoísmo e se une à vontade de Deus Pai.
Oremos: Amado Deus, dá-nos a tua sabedoria, com o auxílio do teu Espírito Santo, para termos uma vida santificada. Obrigado porque, por meio de Jesus, temos a vida eterna. Por Jesus. Amém.