Para: domingo, 25 de janeiro de 2026
Texto: 1Coríntios 12.12-31a
“Vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo.” (1Co 12.27)
Basta um descuido enquanto se corta cenouras para o almoço e um corte acontece no dedo. Daí nos damos conta do quanto vale um dedo saudável nas tarefas do dia a dia.
Deus fez o nosso corpo de um jeito milagroso. Cada membro e cada órgão, por mais insignificante que pareça, desempenha uma função importante. Todo o corpo – a própria vida – depende do coração, por exemplo. Sem a visão que os olhos proporcionam, todo o corpo sofre.
Cada membro e cada órgão são essenciais. O apóstolo Paulo compara o corpo de Cristo com o corpo humano. Ele diz: “Vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo” (1Co 12.27). Jesus deu sua vida em sacrifício na cruz para fazer de você um membro do corpo dele. Ele pagou o preço da própria vida para que você fosse dele. Você já pensou em que honra é ser um membro do corpo de Cristo? Não importa se você é a orelha, o dedão do pé ou o pulmão de Jesus. Você desempenha uma importante função que beneficia o corpo todo.
Você é um instrumento valioso nas mãos de Jesus. Considere estes exemplos: em casa, você é a boca de Jesus quando ensina a Palavra de Deus aos familiares.
Você é a mão de Jesus quando prepara a refeição para a família. No trabalho, você é os braços de Jesus quando abraça e consola um colega entristecido. Na sociedade, você é o pulmão de Jesus que sopra ares de esperança na vida de gente desesperada. Na igreja, você é os ouvidos de Jesus quando ouve o desabafo da pessoa que sofre. Você é a língua de Jesus quando ora em favor do semelhante e canta louvores a Deus.
No corpo de Cristo cada cristão é um membro essencial. Você é um deles.
Oremos: Jesus Cristo, obrigado porque me fizeste parte do teu corpo. Ensina-me a servir ao meu semelhante com amor. Em Cristo. Amém.