Para: terça-feira, 29 de abril de 2024
Texto: 1João 2.3-11
“Quem ama o seu irmão vive na luz, e não há nessa pessoa nada que leve alguém a pecar.” (1Jo 2.10)
Conviver com o próximo sempre foi um desafio. Amar, respeitar, compreender e perdoar são valores cristãos que devem ser cultivados todos os dias para que possamos conviver melhor com as pessoas que nos cercam.
A verdade é que nem sempre conseguimos nutrir esses valores por aqueles que nos ofenderam, magoaram, prejudicaram ou pensam diferentemente de nós. Quando achamos que “estamos com a razão”, somos tentados a afrontar as pessoas ou a nos vingar. Porém, não é essa a vontade de Deus para nós.
Jesus ensina que devemos amar os inimigos. O apóstolo João, em sua Primeira Carta, escreveu: “Quem diz que vive na luz e odeia o seu irmão está na escuridão até agora. Quem ama o seu irmão vive na luz, e não há nessa pessoa nada que leve alguém a pecar. Mas quem odeia o seu irmão está na escuridão, anda nela e não sabe para onde está indo, porque a escuridão não deixa que essa pessoa enxergue” (1Jo 2.9-11).
Ao ler essas palavras da Carta de João é provável que venham à nossa mente algumas situações que ainda precisamos resolver, mas que teimamos em deixar para depois. Não devemos permitir que o ódio e o rancor dominem o nosso coração em nenhuma hipótese. Devemos pedir o auxílio do Espírito Santo para que consigamos vencer esses sentimentos negativos e possamos perdoar e amar, assim como fomos perdoados e amados por Jesus. Servimos a Cristo, que morreu por nós na cruz e que nos ama sempre.
Portanto, viver na luz é viver em Cristo, guiados pelo Espírito Santo, amando as pessoas ao nosso redor.
Oremos: Ó Pai eterno, ensina-nos a amar, perdoar e abraçar. Conhecemos bem o teu desejo de que vivamos na luz e em amor, por isso, pedimos mais uma vez que o teu Espírito Santo nos mova a um novo viver, leve, alegre, sob tua graça e bênção todos os dias de nossa vida. Amém.