Para: segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Texto: 1Coríntios 8.1-9
“Porém para nós existe somente um Deus, o Pai e Criador de todas as coisas, para quem nós vivemos.” (1Co 8.6)
Nas duas cartas que o apóstolo Paulo escreveu aos irmãos de Corinto, ele buscou tratar conflitos e animá-los em várias questões de vivência da fé. Na Primeira Carta, no capítulo 8, o apóstolo fala sobre a liberdade e a necessidade de saber lidar com as tensões que ela traz consigo.
Paulo orientou, em especial, que os seguidores de Cristo aprendessem a lidar com os irmãos mais fracos na fé, os quais tinham dificuldade em entender a liberdade de comer ou não certos alimentos. Essa liberdade, se administrada de forma egoísta, poderia levar esses irmãos mais fracos a escandalizar-se e desistir da caminhada com Cristo.
Diante disso, quais são os princípios utilizados por Paulo e que podem ser utilizados também por nós?
Primeiramente, ele nos exorta a tratarmos todos os assuntos com amor. Além disso, que cuidemos da administração de nossa liberdade de tal forma que ela jamais seja pedra de tropeço e escândalo para a fé de alguém.
Por fim, dentro de nossa liberdade, e a partir da orientação do Espírito Santo, precisamos reconhecer que toda a nossa vida e todas as nossas necessidades materiais são supridas pela providência divina. O Senhor Deus, o único que realmente existe, criou todas as coisas para que nós seres humanos as utilizemos, sempre com sabedoria e agradecimento, pois é nele que nos movemos e existimos. Paulo escreveu: “Porém para nós existe somente um Deus, o Pai e Criador de todas as coisas, para quem nós vivemos” (1Co 8.6).
Ter sabedoria para reconhecer que tudo provém de Deus é uma bênção. Ter sabedoria para viver a fé e não ser pedra de tropeço aos mais fracos é outra enorme bênção. Que Deus nos conceda viver a fé com amor, sabedoria, compaixão e agradecimento, sendo bênçãos na vida de muitos.
Oremos: Senhor, usa-nos para sermos exemplos na fé e no amor, vivendo sempre como testemunhas de Jesus Cristo. Amém.