Publicado em: 09 de dezembro de 2025
Vaidade ou humildade?

Para: terça-feira, 09 de dezembro de 2025

Texto: João 3.22-30

“Ele tem que ficar cada vez mais importante, eu, menos importante.” (Jo 3.30)

Existem dois comportamentos humanos contraditórios. Eles são a vaidade e a humildade. A vaidade é fácil de ser reconhecida e encontrada. Existem pessoas que reconhecem que são vaidosas e não veem isso como um problema. Esse comportamento faz com que as pessoas se comparem umas às outras e queiram ser mais que as outras. Por vaidade, nós nos colocamos como o centro de tudo. No livro bíblico de Eclesiastes, o autor reconhece que a vaidade está presente praticamente em tudo.

Em contraste com a vaidade está a humildade. Ser humilde é olhar para o outro não no sentido de se sobressair, mas de priorizar alguém a quem queremos servir. Por humildade, colocamos o outro em evidência para poder ajudá-lo ou servir a ele. A Bíblia mostra a humildade como virtude, mas muitas pessoas veem a humildade como uma fraqueza, como algo a ser evitado.

No Evangelho de João, capítulo 3, está relatado um episódio em que João Batista é questionado pelos seus discípulos a respeito de Jesus. João Batista era aquele que veio preparar o caminho para a chegada de Jesus Cristo. No entanto, seus discípulos não tinham esse entendimento. Eles achavam que João Batista deveria tentar se sobressair. João Batista responde a esse desafio de forma sensacional. Ele diz: “Ele tem que ficar cada vez mais importante, eu, menos importante” (Jo 3.30). Que exemplo de humildade na prática! 

João Batista sabia que Jesus iria fazer algo de muito importante para a humanidade. Sendo humilde, Jesus morreu na cruz para nos perdoar de nossos pecados e nos dar a salvação. A vaidade nos afasta de Deus, mas a humildade de Jesus nos traz de volta para ele e nos garante a salvação.

Oremos: Senhor Deus, ensina-me a ser humilde. Obrigado porque não me tratas com vaidade e tu enviaste o teu Filho Jesus Cristo para que eu pudesse ser salvo. Por amor de Jesus. Amém.