Para: domingo, 22 de fevereiro de 2026
Texto: 1Coríntios 15.21-26, 30-42
“Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão.” (1Co 15.22)
Num trecho de uma das mais conhecidas orações feitas por Jesus, ele intercedeu em favor de seus seguidores dizendo assim: “E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17.21-23). Noutra ocasião, Jesus também expressou claramente: “Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada” (Jo 15.5). Essas, dentre outras falas de Cristo, enfatizam a importância da unidade cristã.
A união cristã também possui relevância nos escritos do apóstolo Paulo, especialmente na sua Primeira Carta aos Coríntios. A vida cristã só acontece na união com Cristo (1Co 1.5, 30; 4.10; 11.11; 15.22, 31; 16.24). Crer em Jesus significa estar unido a ele. Essa conexão transforma vidas.
Não foi à toa que, ao tratar da morte e ressurreição, o apóstolo Paulo afirmou: “Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão” (1Co 15.22). Unidos com Adão somos pecadores, unidos com Cristo somos justificados e santificados!
Portanto, Deus quer que sejamos um e estejamos conectados ao Salvador Jesus. O resultado dessa união é a certeza da salvação, de vida cristã de fé, de preparação para a morte, de ressurreição e vida eterna.
Oremos: Querido Jesus, que sejamos um contigo. Mantém-nos sempre unidos e conectados a ti. A tua presença faz toda diferença em todos os momentos da nossa vida. Em teu nome. Amém.