Para: segunda-feira, 13 de outubro 2025
Texto: Marcos 10.35-40
“Vocês não sabem o que estão pedindo” (Mc 10.38)
Falar com Deus é um privilégio. Poder abrir o coração na presença do Criador e apresentar-lhe nossas preocupações e dores, não tem preço! E Deus garante que “está perto de todos os que pedem a sua ajuda, dos que pedem com sinceridade” (Sl 145.18). Jesus incentivou a orar, quando disse: “Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão” (Mt 7.7). Os próprios discípulos, que viram Jesus orando, pediram: “Senhor, nos ensine a orar” (Lc 11.1).
Mas, apesar de todas as orientações, dois dos seus discípulos fizeram uma oração, no mínimo, estranha: “Quando o Senhor sentar-se no trono do seu Reino glorioso, deixe que um de nós se sente à sua direita, e o outro, à sua esquerda”, o que levou Jesus a dizer: “Vocês não sabem o que estão pedindo” (Mc 10.38).
Provavelmente estes discípulos, os irmãos Tiago e João, imaginavam que Jesus iria estabelecer um reino aqui na terra, um reino de poder e glória, por isso se adiantaram e pediram que ele lhes desse uma posição especial de comando e de autoridade. Era uma oração interesseira. Eles ainda não tinham compreendido qual era a verdadeira missão de Jesus e que seu Reino não é deste mundo (Jo 18.36). E ainda que, para reinar, Jesus teria que passar pela dolorosa morte de cruz em lugar de todos os seres humanos.
Sim, Jesus é Rei e reina no mundo pela sua Palavra. Ele quer reinar na sua vida. Ele também quer que você continue fazendo esta oração, muito necessária: “Venha o teu Reino”, para que mais pessoas conheçam o Salvador Jesus, o seu perdão, creiam nele e tenham, assim, a vida eterna.
Oremos: Senhor Deus, eu peço que reines no coração e na vida das pessoas através da tua Palavra. Também peço que o teu Reino alcance cada vez mais pessoas, para sua salvação. Obrigado pelo teu grande amor por nós. Amém.