Para: terça-feira, 13 de maio de 2025
Texto: Salmo 150
“Todos os seres vivos, louvem o Senhor.” (Sl 150.6)
Você é uma pessoa agradecida? Algumas pesquisas recentes colocam que a gratidão é fundamental na vida do ser humano. Ser agradecida faz a pessoa se sentir mais feliz, melhora os relacionamentos e influencia até na saúde.
Nesse sentido, é muito significativo que os últimos capítulos do livro de Salmos comecem com a palavra “Aleluia”. Essa palavra vem da língua hebraica e significa “louve a Deus”.
Além de começar com “Aleluia” e terminar com “Aleluia”, o Salmo 150 traz por mais 10 vezes a palavra “louvem”. Isso para sublinhar e mostrar como é importante louvarmos a Deus.
O louvor está diretamente ligado à gratidão, pois reconhece e enfatiza quem é Deus e quantas coisas bonitas e boas ele fez para o seu povo. Mas é preciso fazer uma diferenciação importante sobre o tipo de gratidão que brota de um coração com fé em Deus e a gratidão que permeia todas as criaturas. O Salmo 150 diz: “Todos os seres vivos, louvem o Senhor” (Sl 150.6).
Reconhecer as coisas boas e se alegrar com elas é algo que todas as pessoas podem fazer, visto que a gratidão é uma característica humana. O cristão, porém, é chamado a dar um passo adiante. Não apenas olhar para o que recebeu, mas olhar quem é o doador e a fonte de todas as coisas boas: o Senhor Deus.
Que oportunidade maravilhosa de parar um pouco para pensar sobre quantas coisas boas Deus nos deu! Bênçãos materiais, emocionais e a maior bênção de todas: o perdão dos pecados através da obra maravilhosa de Jesus.
Assim, queremos cultivar a gratidão no nosso coração, mas acima de tudo, louvar e agradecer a Deus que nos dá todas as coisas boas, por isso podemos dizer com toda convicção: “Aleluia, louvemos ao Senhor, obrigado, Senhor”.
Oremos: Querido Deus, vemos como tens sido generoso para conosco. Dá-nos, Senhor, um coração agradecido que diariamente diz: “Aleluia”. Em nome de Jesus. Amém.