Publicado em: 19 de outubro de 2025
Temperando o mundo

Para: domingo, 19 de outubro de 2025

Texto: Marcos 9.42-50

“O sal é uma coisa útil; mas, se perder o gosto, como é que vocês poderão lhe dar gosto de novo? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros.” (Mc 9.50)

O sal tem muitas utilidades. Tanto que as pessoas usam o sal para muitas finalidades. Mas a principal função do sal é temperar, dar gosto e sabor ao alimento ao qual ele é aplicado. Um alimento sem sal e sem sabor é indigesto.

Conforme relatado no Evangelho de Marcos, Jesus incentiva os seus discípulos a serem sal no mundo. Através das suas palavras e ações, os seguidores de Jesus devem temperar a vida das pessoas com quem convivem. Jesus deseja que seus discípulos sejam reconhecidos, não por causarem escândalos, mas por tornarem o mundo um local mais agradável e justo. 

Se não agimos assim, perdemos o sabor e não conseguimos temperar a vida das pessoas com amor. Ficamos parecidos com o sal que não dá gosto e perde sua função. Nesse caso, o próprio Jesus diz: “O sal é uma coisa útil; mas, se perder o gosto, como é que vocês poderão lhe dar gosto de novo? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros” (Mc 9.50).

Jesus precisou ser abandonado por todos para nos transformar de sal inútil em sal precioso. Ele foi humilhado para pagar pelos nossos pecados, que contaminam o mundo com o gosto do desastre e do ódio. É somente a partir do amor e obra de Cristo em nosso favor na cruz que recebemos poder para testemunhar dessa fé por meio de palavras e ações. Somente por meio da fé temperamos a vida das pessoas com quem convivemos com o sabor da paz e do amor que surgem da cruz de Cristo. Esse poder de temperar a vida dos outros não vem de nós mesmos, mas de Cristo, que vive em nós pela ação do Espírito Santo. Se nós somos o sal, o Espírito Santo é o cozinheiro que nos envia a temperar o mundo com o sabor do amor que recebemos de Deus. 

Oremos: Bondoso Deus, capacita-nos a temperar a vida do nosso próximo com nossas palavras e ações, assim como nós fomos temperados pela ação de teu Espírito Santo em nosso coração. Em nome de Jesus. Amém.