Publicado em: 01 de novembro de 2025
Sucesso eterno

Para: segunda-feira, 01 de novembro de 2025

Texto: Marcos 9.33-37

“Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos.” (Mc 9.35)

Nunca se venderam tantas fórmulas de sucesso. Pequenos vídeos oferecem soluções do melhor investimento à receita de emagrecimento sem esforço. Esse tipo de material diz: “Você é importante e você pode!” Parece que basta querer e pagar pelo curso ou pelas dicas certas.

Jesus não seria um sucesso se aparecesse num vídeo dizendo: “Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos” (Mc 9.35). Ainda assim, ninguém pode oferecer resultados melhores do que Jesus tem a oferecer. O sucesso é eterno e o preço já está pago.

Aos discípulos que discutiam para ver quem era o mais importante, Jesus responde colocando uma criança no meio deles. Para nós hoje, parece um gesto delicado, pois crianças são nossa prioridade. Mas as crianças eram pouco valorizadas nos tempos de Jesus. Jamais uma criança seria considerada mais importante do que um adulto.

Espiritualmente, somos frágeis como crianças. Nunca teríamos sucesso sozinhos. Foi preciso Jesus se colocar em último lugar, desprezado e humilhado, e servir a toda a humanidade com sua própria vida. Sem isso, o fracasso do inferno seria nosso único destino possível. Jesus serviu primeiro. Entregou-se como uma criança indefesa na mão dos inimigos. Mas venceu! 

Olhando para a cruz de Jesus, vemos sucesso onde parecia haver derrota. Assim, quando valorizamos o interesse e a necessidade do outro e o servimos em amor, por causa de Jesus, mostramos ao mundo um outro tipo de sucesso, muito maior e mais eficiente, capaz de mudar vidas para sempre.

Oremos: Senhor Deus, permita que teu Espírito Santo conduza a nossa vida, conforme a tua santa vontade. Ajuda-nos a pautar nossa vida na tua vontade e não em nosso desejo de sucesso passageiro. Em Jesus. Amém.