Para: terça-feira, 03 de março de 2026
Texto: 1 Coríntios 7.1-9
“A esposa não manda no seu próprio corpo; quem manda é o seu marido. Assim também o marido não manda no seu próprio corpo; quem manda é a sua esposa” (1Co 7.4).
O apóstolo Paulo não imagina o quão radical soaria aos ouvidos de hoje algo que escreveu aos casais da igreja de Corinto: “A esposa não manda no seu próprio corpo; quem manda é o seu marido. Assim também o marido não manda no seu próprio corpo; quem manda é a sua esposa” (1Co 7.4). Em uma época em que os casamentos parecem ser regidos por bordões como “meu corpo, minhas regras”, a proposta de Paulo é radical. No entanto, se engana quem interpreta isso como uma autorização à “posse” do corpo do cônjuge, como se fossem um objeto. Paulo remete ao desafio de abrir mão de interesses e desejos próprios, submetendo-se ao do cônjuge, em um compromisso de “amar” sob todas as circunstâncias, até que a morte os separe. Fácil? De forma alguma, ainda mais para nossa natureza humana corrompida pelo pecado e egoísta por natureza.
Somente com a ajuda de Cristo, conseguimos construir um relacionamento matrimonial saudável, fundamentado na doação mútua, sem esperar recompensas. Quando somos abençoados pela obra de Jesus Cristo, que se sacrifica por nós pecadores, conseguimos encontrar a força para fundamentar o casamento e qualquer relacionamento no amor e perdão. É fundamental saber vivenciar o perdão, pois em todo relacionamento humano as pessoas acabam se ofendendo ocasionalmente. Também é essencial viver a fé em Cristo, pois somente assim é possível compreender que ninguém pode se apoderar do outro, mas considerar que nós não pertencemos a nós próprios, mas a Deus (1 Co 7.19).
Que os casais construam, por meio do amor verdadeiro que vem de Cristo, o sentimento de pertencer um ao outro. Dessa forma, os casais e famílias serão abençoadas com felicidade em grande medida, regada pelas bênçãos do nosso Deus misericordioso.
Oremos: Senhor, que o casamento seja respeitado por todos. Abençoa as famílias com tua bênção e proteção. Amém.